Bastidores
Eleições em Alagoas terão prefeitos aliados de Arthur Lira e Renan Filho ao mesmo tempo
Gestores pedirão votos em seus municípios para governador e senador de chapas diferentes
Um fenômeno muito peculiar tomou conta das eleições deste ano em Alagoas – o da multiplicação de prefeitos. Quando somados, os aliados do deputado Arthur Lira (PP) mais os prefeitos aliados de Renan Filho (MDB), a soma nas cadernetas dos analistas políticos é sempre maior que 102.
Mas calma, a explicação não advém da matemática, mas da capacidade de grupo de Renan e Arthur. Vários prefeitos do interior (um analista diria que a maioria deles) pedirá votos para Arthur Lira e Renan Filho ao mesmo tempo. Isto é possível? Como diz aquele ditado popular: se organizar direitinho, cabe todo mundo.
A primeira questão é bem objetiva e salta aos olhos: um é candidato ao senado, e outro à câmara federal.
Mas há um segundo motivo, este bem mais importante. Arthur Lira é simplesmente o deputado que mais consegue recursos para as prefeituras alagoanas – seja via orçamento secreto, Codevasf, emenda de bancada ou direto com os ministérios. Lira é um dos poucos (senão o único) parlamentares alagoanos que destrava um tipo de recurso que é ouro para os municípios: as emendas de custeio.
Dessa forma, ficas difícil para um gestor dizer não a Arthur.
Do outro lado, Renan Filho irrigou como poucos os municípios alagoanos, com maquinário agrícola, veículos leves e pesados, Cisps, escolas públicas e programas sociais descentralizados, como o Cria e o bolsa estudante. Construiu acessos e duplicou rodovias; e ainda ajudou prefeituras com obras de requalificação urbanística, como o Minha Cidade Linda.
Foram muitos gestores beneficiados em seus municípios (e economizando recursos próprios, que podem ser usados em outras questões).
Mas daí que fique claro: o compromisso dos prefeitos é com Lira e Renan, não com seus candidatos. Vai da persuasão de cada um deles fechar acordos – na política ou na pressão – em cada município.
Sobre o blog
Blog focado em política.