Bastidores

Bastidores

Bastidores

Rui Palmeira aponta falha na legislação para escolha de governador tampão, e não concorda com tese de “golpe”

Ex-prefeito disse esperar que o STF resolva a questão

05/05/2022 17h05
Rui Palmeira aponta falha na legislação para escolha de governador tampão, e não concorda com tese de “golpe”

Na medida em que se prolonga a espera pela decisão do ministro Gilmar Mendes, sobre as eleições suplementares para o governo do estado, o QG de Paulo Dantas segue definindo a judicialização do processo como uma tentativa de “golpe”, considerando que, segundo eles, a legislação é clara sobre a escolha do novo gestor do estado, em caso de vacância no poder.

O segundo colocado nas pesquisas para o governo, ex-prefeito da capital Rui Palmeira (PSD), discorda desta tese. Para ele, apesar da eleição suplementar ser legítima e constitucional, há falhas nas regras que escolherão o novo governador, e elas precisam ser revisadas pelo STF.

“A eleição indireta é legítima, está prevista na CF, a discussão é em torno das regras que estão postas. Se há inconsistências na regra, que o STF determine o caminho. Acredito que a falha é do regramento da eleição, mas o STF deveria definir logo o rito correto”, disse Rui, via whatsapp ao Blog Bastidores.

Com apenas um deputado envolvido nas eleições suplementares, já que apenas deputados podem votar para escolher o governador tampão, Rui concentra suas forças nas eleições de fato, em outubro. O ex-prefeito tenta trazer peso para sua chapa, tentando se viabilizar numa majoritária e não ser “engolido”pelas outras candidaturas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos