Bastidores

Bastidores

Bastidores

Vice-governador José Wanderley será candidato a deputado estadual nas eleições de outubro

Segundo especialistas jurídicos, condição de vice não gera empecílio à candidatura

17/05/2022 17h05 - Atualizado em 17/05/2022 18h06
Vice-governador José Wanderley será candidato a deputado estadual nas eleições de outubro

O atual vice-governador José Wanderley (MDB) está há apenas alguns dias no cargo, mas não irá ficar por muito tempo. Um grupo ligado ao renomado cardiologista articula para que ele volte a carga para a eleição de deputado estadual, liberando a vaga de vice para outra personalidade do grupo político de Marcelo Victor e dos Renans.

Mas e quanto aos empecílios jurídicos, já que ele atualmente exerce a função de vice-governador do estado? segundo especialistas em direito, este impedimento não existe – exceto se o vice-gestor assumir por um minuto que seja o cargo máximo do estado. Neste caso, teria que necessariamente candidatar-se ao mesmo cargo, ou outro cargo executivo.

O fato, caso ocorra, não é novidade mesmo em terras alagoanas. Em 2020, quando ainda era vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira (PP) não chegou a assumir a prefeitura em nenhum momento, e candidatou-se a vereador pela capital, vencendo o pleito. Hoje exerce o mandato.

Nos bastidores, a ideia de migração de cargo é gestada por Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas e filho do vice-governador. O grupo mais próximo do cardiologista já teria contratado inclusive uma equipe de marketing, que monitora redes sociais e engajamento e conversa periodicamente.

Esta equipe já teria dado a primeira orientação: fazer com que Wanderley apareça mais na gestão, como um “conselheiro experiente” de Paulo Dantas, para que dessa forma possa ganhar peso e respeito do chamado “voto de opinião” – grupo de eleitores que está órfão de um nome, já que Rodrigo Cunha e Heloísa Helena não estarão na disputa pelo parlamento este ano em Alagoas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos