Blog do André Avlis
ASA: Contratação de Morais trará "dor de cabeça" para o técnico Jota
Diretoria anunciou a contratação do meio-campista Morais, de 37 anos

Mais uma opção e mais uma "dor de cabeça" para o técnico Jota.
Das várias metáforas que são usadas no futebol, existe àquela que vem através de obter várias opções e alternativas que um técnico tem para montar seu time. Especialmente se existir qualidade entre elas.
Com base nesses aspectos surge a "dor de cabeça boa".
A diretoria alvinegra anunciou nessa quarta-feira (25) a contratação do meio-campista Morais, de 37 anos. O experiente jogador tem passagens por clubes como Corinthians, Vasco, Athlético-PR, Atlético-MG, Bahia.
Em Alagoas jogou pelo CRB, em 2015, e Murici, seu último clube, onde disputou o Campeonato Alagoano e a Copa Alagoas de 2022. O meia atuou pela última vez no dia 12 de abril.
O jogador é mais um que chega para o setor de criação do time. Agora, além dele, o elenco conta com os meias Roger Gaúcho, Anderson Feijão, Diego Rosa, Diogo Vitor e Bruno Vieira.
Uma coisa é certa: não dá para jogar todo mundo. Consequentemente a maioria vai ser preterida.
Jogadores com diferentes características para um único setor e necessariamente uma função. Dor de cabeça para escalar e problema para encaixar um sistema de jogo com tantas equivalências.
No último confronto, por exemplo, o treinador optou por iniciar a partida com três meias (Roger Gaúcho, Diego Rosa e Diogo Vitor) de armação e articulação na segunda linha de meio-campo. Um 4-2-3-1 bem definido.
Uma ideia que tem seus prós e contras.
De fato, o time ganha em capacidade técnica. A qualidade dos jogadores faz com que os passes no meio-campo saiam com mais precisão, a retenção de bola melhore e exista uma certa evolução no setor criativo.
No entanto, da mesma forma existem problemas. Principalmente na parte tática.
Colocando três meias de criação e com características unicamente ofensivas, o time perde força na recomposição defensiva e consequentemente nas estocadas de contra-ataque no movimento de progressão para o ataque - forte atributo do ASA.
É aquela parada: tudo bem que vão jogar, mas quem vai marcar? Como defender?
No papel e na teoria tudo se torna fácil. É necessário pensar de maneira uniforme para que haja harmonia entre os fatores que as ideias e os conceitos entregam. Porque não adianta pensar no individual se o coletivo desvirtuar.
O ASA tem em sua particularidade um estilo reativo. Portanto, necessita de velocidade para que sua estratégia e seu padrão sejam bem executados. Como já foi em determinado momento da temporada.
Jota tem nas mãos várias alternativas. Opções que podem mudar um padrão, um estilo e um jeito de jogar. Seja para o lado bom ou ruim. Fica agora a sob sua responsabilidade resolver esse "problema" e amenizar a "dor de cabeça".
Arquivos
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras
