Bastidores

Bastidores

Bastidores

Após ser "esquecida" por CPI, donos da Hapvida doaram 750 mil à campanhas do PT

Doações constam na prestação de contas da legenda ao TSE

30/06/2022 07h07
Após ser 'esquecida' por CPI, donos da Hapvida doaram 750 mil à campanhas do PT

Quatro membros das famílias Pinheiro e Koren, donas da empresa de planos de saúde HapVida, doaram cerca de 750 mil reais para a campanha do ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano. Embora as doações estejam registradas na prestação de contas do partido, a suspeita é de que elas tenham sido feitas em troca de favorecimento à operadora na CPI da Covid, que ocorreu em 2021.

Durante uma das sessões da CPI, relatada pelo senador Renan Calheiros e que continha membros do PT na sua composição, apareceu a informação de qua a HapVida havia prescrito medicamentos sem comprovação científica para seus pacientes, tal como a Prevent Senior havia feito no Rio de Janeiro. No entanto, somente o caso da Prevent Senior foi à frente, e a HapVida não foi denunciada na comissão.

As declarações de doação para o PT foram levantadas pela Revista Ceará, e confirmadas pela TV Jovem Pan. Ana Christina Fontoura Koren de Lima e Cândido Pinheiro Junior doaram R$ 312.500,00 cada; já Cândido Pinheiro e Jorge Pinheiro doaram R$ 62.500,00 cada. Chama a atenção os valores padrão doados pelas famílias, além da soma exata de 750 mil reais.

A HapVida vem ganhando espaço no mercado de planos de saúde e tornando-se uma operadora nacional, o que alçou recentemente seus membros à lista da revista americana Forbes, como proprietários de uma das maiores fortunas do Brasil.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos