Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

ANÁLISE: O que o ASA deve encontrar contra o Rio Branco-AC

'Estrelão' ainda não perdeu jogando em casa pela Série D

04/08/2022 06h06 - Atualizado em 04/08/2022 08h08
ANÁLISE: O que o ASA deve encontrar contra o Rio Branco-AC

Invencibilidade em casa e estilo de jogo interessante.

O Rio Branco-AC é o 7º colocado na classificação geral do Brasileirão da Série D. Até o momento, foram 16 jogos; são oito vitórias, cinco empates e três derrotas. Marcou 25 gols e sofreu 12.

Como mandante, está invicto na competição. Faz valer, de forma pertinente, o 'fator casa'. Jogando na Arena Florestão, são oitos jogos; cinco vitórias e três empates. Marcou 14 gols e sofreu apenas dois (contra o Amazonas, o primeiro colocado da classificação geral).

Em termos táticos, o 'Estrelão' tem um modelo de jogo em definido.

O time tem como padrão tático o sistema 4-2-3-1 com algumas variações - especialmente na fase de construção das jogadas. Através do deslocamento utiliza a 'saída de 3' e altera a configuração para 3-4-3.

É uma equipe que joga em bloco, buscando a aproximação através da tentativa de sempre ter superioridade numérica nas zonas do campo. Utiliza passes curtos para progredir, 'andar' em progressão e acionar o "pivô".

Uma das principais características vem a partir da liberdade na movimentação do setor de meio-campo. Tem jogadores dinâmicos e com muita mobilidade. Sendo destaques o volante Marcos Paulo, que inicia quase sempre as jogadas e dita o ritmo do time. Além do meia Matheus, que tem a liberdade de flutuar por toda a faixa do campo.

Na fase defensiva, marca com duas linhas de quatro compactas e tem uma rápida recomposição que acontece através do jogo em bloco. Especialmente por essa aproximação.

Como todo time, as deficiências também existem.

O Rio Branco-AC tem dificuldade quando o adversário pressiona o homem da bola e fecha as linha de passe nos início das jogada. Além de sofrer quando encontra um time que tem compactação no setor de meio-campo.

Pela marcação em bloco e linhas justas, oferece a profundidade (anda para trás). Aspecto que proporciona para o adversário um certo espaço para chutes de média distância. Por fim, tem problemas na bola aérea defensiva.

Entre atributos e deficiências, como qualquer time, o Rio Branco tem, especialmente, o aspecto casa como trunfo. E certamente vai tentar usá-lo.

Arquivos