Bastidores
Solidariedade registra duas atas apoiando diferentes candidatos, e questão vai parar na justiça
Comissão interventora nacional apoia Rodrigo Cunha, mas direção estadual quer apoiar Paulo Dantas
Acaba nesta segunda-feira (15) o prazo para retificação das atas partidárias que indicam para onde irão os partidos políticos - e encerra-se também a grande confusão envolvendo algumas legendas em Alagoas, a maior delas com o Solidariedade, partido que foi até abril do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
Liberado por MV, a legenda foi “adquirida” pelo grupo de Adeilson Bezerra, que a entregou a socióloga Suelle Pinheiro. A partir daí, iniciou-se uma batalha judicial pelo controle do partido, tendo como pano de fundo as candidaturas de Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UB).
O grupo de Adeilson/Suelle chegou a retirar a candidatura majoritária de Mônica, e entregar a legenda para Paulo Dantas, porém uma intervenção do diretório nacional do partido, produto de uma articulação em Brasília entre Arthur Lira e Paulinho da Força, o colocou nas mãos de Rodrigo Cunha.
Hoje, a situação do Solidariedade é “sui generis”: em consulta ao sistema de registro de partidos do TRE-AL, a direção do Solidariedade em Alagoas está a cargo de Suelle Pinheiro, que levou a sigla a apoiar Paulo Dantas; porém, a ata mais recente registrada no TSE foi feita pela comissão interventora, e decidiu pelo apoio a Rodrigo Cunha.
O que vale neste caso, a ata de registro de candidaturas ou o que diz a direção estadual do partido? A questão foi judicializada, e a resposta está nas mãos da justiça eleitoral. Dela depende, por exemplo, a informação para onde irá o tempo de TV da legenda. E indiretamente, um outro ponto também poderá ser medido: quem tem mais poder com Paulinho da Força, Renan ou Arthur Lira?
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
