Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

ANÁLISE: Pouso Alegre, entre qualidades e deficiências

Primeiro jogo do confronto entre ASA e Pouso Alegre acontece no próximo domingo (21), às 16h, em Arapiraca. Segunda partida será sábado (27), às17h, em Pouso Alegre

19/08/2022 17h05 - Atualizado em 19/08/2022 19h07
ANÁLISE: Pouso Alegre, entre qualidades e deficiências

Um confronto que vale vaga para a Série C.

O ASA vai enfrentar um dos times mais qualificados da Série D. Em termos de desempenho e números. Entre seus legítimos atributos e suas naturais deficiências - como toda e qualquer equipe.

A equipe do técnico Paulo Roberto Santos utiliza em sua configuração tática o sistema 4-2-3-1. No entanto, existem momentos em que acontecem variações para o 4-1-4-1, 4-3-3 e até mesmo o 3-4-3 (na progressão ofensiva).

Irei dividir a análise de hoje entre fases.

Na fase defensiva, o "Pousão" marca em bloco médio com duas linhas de quatro bem organizadas. Uma das variações mais utilizadas é quando a linha de meio-campo ganha mais um jogador para fechar com cinco, para pressionar o homem da bola do time adversário.

A ação vem através da tentativa de fechar a linha de passe a partir do balanço defensivo, encaixotando o adversário na faixa central na tentativa de induzi-lo a jogar pelas laterais.

Na fase ofensiva, o Pouso Alegre utiliza a 'saída de 3' para as construções das jogadas. Os dois volantes (Gleidson e Matheus) participam diretamente dessa movimentação através da alternância. A ação faz com que os laterais avencem e os pontas fiquem 'espetados'. Assim o time ganha profundidade e amplitude.

Alguns comportamentos no momento de ataque chamam atenção. Uma delas: a velocidade na transição.

A aproximação nos corredores é utilizada para gerar superioridade numérica para criar situações de triangulações e tabelas. O camisa 9, Ingro, cai pelas beiradas para gerar espaços para as infiltrações e também funciona como um construtor. Além disso, Iago Dias e Michel Paulista são dinâmicos e fazem movimentos de penetrações através da liberdade para flutuar.

É, de fato, um time muito organizado e bem treinado. No entanto, tem também seus déficits - como todos os outros.

Então, o que o ASA pode explorar?

O Pouso Alegre, por ser um time que utiliza muito seus laterais na progressão ofensiva, oferece espaços nos corredores laterais. Uma bola diagonal rápida, por exemplo, pode achar um jogador em boa situação.

É um time que marca em bloco, por isso, em algum momento sente dificuldades quando o adversário consegue transpor a primeira linha de marcação. O ASA vai precisar de velocidade no passe, aproximação e dinâmica para "furar" a boa marcação do time mineiro.

A dobra de marcação nas beiradas, para tentar obstruir os avanços dos laterais e bloqueio na ações dos dois volantes podem ser um trunfo para tentar neutralizar os pontos fortes do Pouso Alegre.

Portanto, além das estratégias, do jogo tático e todos os aspectos que envolvem uma decisão, a postura do Alvinegro será primordial para conseguir êxito nesta primeira partida. Entre imposição, competitividade, agressividade e intensidade. E, não menos importante: fazer valer o fator casa.


Arquivos