Bastidores

Bastidores

Bastidores

Bancada da “segurança pública” pode ter até dois federais e três estaduais em AL

Um dos mais fortes redutos bolsonaristas pode surpreender nessa eleição

15/09/2022 17h05
Bancada da “segurança pública” pode ter até dois federais e três estaduais em AL

A pulverização dos votos bolsonaristas em Alagoas está criando uma “disputa” entre os postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. As apostas são para quem será o campeão das urnas, advindos da área de segurança pública, um dos mais fortes redutos bolsonaristas.

Para a Câmara Federal, três nomes se destacam - e um deles, segundo avaliação de analistas, será o campeão de votos em Maceió: Alfredo Gaspar de Mendonça, do União Brasil. Disputando esse posto e com eleitorado de opinião (historicamente mais volátil), está o vereador e delegado Fábio Costa (PP).

No caso de Fábio, uma votação massiva é importante também porque sua chapa é uma das mais competitivas das eleições. O delegado disputa com dois deputados de mandato (Arthur Lira e Marx Beltrão), um ex-deputado estadual com fartos recursos financeiros (Gilvan Barros) e o filho do prefeito da segunda maior cidade do estado (Daniel Barbosa).

Correndo por fora, com uma boa fatia do Fundo Eleitoral mas poucas chances eleitorais, está o ex-dirigente do PSL e representante do “bolsonarismo raiz” Flávio Moreno, do União Brasil.

Já para a Assembleia Legislativa, a disputa entre os delegados e fardados está mais imprevisível. Cabo Bebeto (PL) teoricamente é o mais forte deles, mas com a pulverização de candidaturas com a mesma base ideológica, o deputado terá dificuldades em repetir os mais de 30 mil votos conquistados em 2018.

Correndo por fora, estão dois delegados: Thiago Prado (PP), ex-secretário de segurança de Maceió, que tenta reproduzir o modus operandi de Fábio Costa, só que a nível estadual; e Leonan Pinheiro (UB), defensor da causa animal e autor de várias operações espetaculosas nas redes sociais.

De toda forma, a expectativa é que, no pior cenário, ao menos um desses representantes seja eleito - ou até mais, o que tornaria a “bancada da segurança pública” a maior entre as proporcionais alagoanas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos