Blog do André Avlis
SELEÇÃO BRASILEIRA: Time de Tite está quase "pronto" para a Copa do Catar
No último teste antes da Copa, Brasil goleia Tunísia por 5 a 1, com gols de Raphinha (2), Richarlison, Neymar e Pedro

Goleada no último amistoso antes da Copa do Catar.
Talvez o jogo contra a Tunísia tenha sido um ensaio do Brasil que veremos na estreia da Copa do Catar - acontecendo tudo na mais perfeita normalidade, obviamente.
Diferente do que foi a formação contra Gana, Tite colocou em campo, basicamente, seu time padrão e voltou com sua configuração tática habitual. No entanto, algumas mudanças de posicionamento chamaram atenção.
O Brasil iniciou a partida com Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Casemiro, Fred; Paquetá, Neymar, Raphinha e Richarlison.
Adenor conseguiu implantar variações bem específicas nas fases do jogo.
Defendendo, a seleção se arma com duas linhas de quatro. Quando necessário, Casemiro entra na última linha, fazendo uma linha com cinco, ou seja, variando do 4-4-2 para o 5-3-2. O movimento e a postura alternam. Ora o time sobe as linhas e marca pressão, ora faz uma marcação em bloco médio.
Na fase de construção de jogadas e na ação ofensiva, o posicionamento no jogo contra a Tunísia mostrou mais uma alternativa que poderá ser utilizada pelo técnico brasileira.
Quando as jogadas se iniciavam, Danilo centralizava, se juntando a Casemiro, para ser um construtor, Alex Telles ficava na linha de três e Fred adiantava para compor a linha ofensiva - o que proporcionava igualdade numérica na último terço do campo. Nesses momentos, o time alternava entre o 3-3-4 e até mesmo o 3-2-5.
A movimentação fez com que o time ganhasse amplitude e profundidade, acionando a bola invertida. O que ficou bem claro, em dois dos gols da seleção brasileira.
Neymar foi mantido mais centralizado. No entanto, estava caindo mais para a esquerda, para ter aproximação com Paquetá. Além disso, foi possível vê-lo atuar entrelinhas. Jogando nas costas dos volantes e à frente da zaga, fazendo a flutuação.
Richarlison - que parece ser o 9 deste sistema - manteve a mobilididade. O "Pombo" tem características que o permitem ter versatilidade. Podendo cair pelas beiradas para abrir espaços para infiltrações ou ser um homem de área.
Contra a Tunísia, possivilmente, vimos um ensaio do que Tite imagina para a estreia na Copa do Mundo.
Acredito que todos os conceitos, ideias e estratatégias permanecerão inalterados. Contudo, é nítido e perceptível que o Brasil adquiriu mais alternativas, opções e possibilidades. Aumentando assim seu repertório tático.
Por isso, acredito que o time está quase pronto. Resta saber quem serão os jogadores que terão seus passaportes carimbados rumo ao Catar.
Arquivos
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão
