Bastidores
Efeito JHC: Bolsonaro tem grande performance em pesquisa e pode surpreender nas urnas em AL
Prefeito assumiu protagonismo junto ao eleitorado bolsonarista
Os dados da pesquisa do Instituto Global 3, divulgados nesta quinta-feira (27), trouxeram novidades que animaram especialmente o eleitorado bolsonarista: a diferença entre o presidente e Lula (PT) é a menor já medida por um levantamento eleitoral.
De acordo com os números, Lula continua na liderança, com 46,7%, enquanto Bolsonaro tem 37,9%. Ou seja, a diferença entre eles é de 8,8 pontos neste momento decisivo.
Alguns pontos são importantes para entender esses números, e eles passam pela ação de pessoas e também pelo efeito cultural. É fato que Alagoas é o estado mais "conservador" do nordeste - Bolsonaro já havia tido em Alagoas sua melhor performance na região.
Mas é inegável a ação direta de um personagem na ascensão do bolsonarismo no segundo turno: o prefeito de Maceió, JHC. Ainda nos primeiros dias pós primeiro turno, o prefeito embarcou para Brasília, e voltou com o controle do PL, partido do presidente.
JHC vem jogando pesado na eleição de Bolsonaro e Rodrigo Cunha (UB) na capital, o que alavanca os números dos dois. E pode dar ao atual presidente uma inédita vitória num estado do nordeste, região fortemente identificada com o petismo.
Com seus candidatos vencendo ou não, JHC faz os movimentos corretos, e mesmo não tendo elegido seu irmão (em que pese a grande votação obtida), sai maior do que entrou. Restam arestas a aparar, claro, olhando para 2024. Sigamos observando.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Polícia busca motorista que atropelou dois trabalhadores em Marechal Deodoro
Petrúcio Barbosa busca novas obras estruturantes para Igaci em reunião com Paulo Dantas
Justiça mantém prisão de dupla acusada por furtos e receptação de celulares em Maceió
Homem que vende doces na orla de Maceió recebe ajuda após cadeira de rodas quebrar
Irmãs reencontram no HGE irmão desaparecido, após oito dias de angústia
