Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

LIBERTADORES: Uma final rubro-negra pela 'Glória Eterna'

Flamengo e Athletico-PR, se enfrentam neste sábado (28), às 17h (horário de Brasília), no Monumental de Guayaquil, no Equador

29/10/2022 09h09
LIBERTADORES: Uma final rubro-negra pela 'Glória Eterna'

O maior confronto rubro-negro da história.

Um confronto que virou rotina nos últimos anos ganha agora proporções de importâncias monumentais. Essa é a nona vez em 11 anos que os dois se enfrentam em um mata-mata nos últimos anos. Na soma de 14 jogos, foram sete vitórias do Flamengo, cinco empates e duas vitórias do Athletico.

O time carioca conquistou a Copa do Brasil (2013) e a Supercopa do Brasil (2020) em cima do rival. Já o 'Furacão' passou pelo 'Mengo' nas quartas (2019) e semifinal (2021) da Copa do Brasil.

ANÁLISE:

O Flamengo chega na decisão como favorito. Se fossemos colocar em porcentagem, por exemplo, em meu ponto de vista, estaria 70% do FLA contra 30% do Atlhetico. Embora o time carioca venha numa leve oscilação de rendimento.

São dois times com estilos de jogo distintos. Um é praticamente o oposto do outro.

O Flamengo de Dorival é uma equipe propositiva. Gosta de ter a bola e como o próprio termo diz, adora propor o jogo. Tomar para si as ações. Isso tudo através da dinâmica de movimentação dos setores de meio e ataque.

Uma das principais características do time carioca é a a liberdade e troca de posições de seus homens de frente. Utiliza um sistema 4-3-2-1 com algumas variações na fase ofensiva que pode alternar entre o 3-3-4 ou o 3-2-5.

O principal objetivo desta estratégia é ter superioridade numérica no campo do adversário. Fazendo com que exista o jogo apoiado de aproximação, proporcionando ações de triangulações e possibilidades de jogadas pelos corredores.

Defendendo, o time se posta no 4-4-2, fazendo duas linhas de quatro. No entanto, quando necessário, a formação muda para um 5-4-1.

Já o time de Luiz Felipe Scolari, tem características diferentes. É uma equipe reativa que trabalha em bloco médio/baixo. Tem muita compactação defensiva e as linhas bem justas. Existe uma chance de Felipão escalar o time com três volantes, o que mudaria a configuração do Felipão.

Normalmente o time joga no 4-2-3-1. Caso haja troca de sistemas, o 4-3-2-1 ou até mesmo o 4-4-2 será utilizado. Mudando assim algumas particularidades da equipe.

O Athletico tem velocidade na retomada para a transição ofensiva. É um time vertical que não necessita tanto ter a bola para chegar ao ataque. A bola longa em velocidade e a utilização dos corredores laterais são pontos fortes do Furacão.

Na fase defensiva o time tem variações interessantes. Ora faz duas linhas de quatro, ora monta uma formação com cinco jogadores na primeira linha de defesa. Alternando entre o 4-4-2 e o 5-4-1.

Falamos de tática, modelo e estilo de jogo, mas o que ambas as equipes podem explorar em termos de deficiências do seu oponente?

Em tese, o Flamengo encontrará um time fechado e que se defende muito bem. Por isso, vai precisar acelerar o passe, ter aproximação para acionar as tabelas e utilizar a bola invertida para pegar o Athletico com o balanço defensivo "quebrado".

O Athletico precisa incomodar o FLA a partir da tentativa de tirar a bola de seus domínios. O espaço entre a zaga e o meio podem ser explorados - uma vez que o time carioca fica espaçado em determinados momentos. Além dos espaços nas costas dos laterais que sobem para atacar na maior parte do tempo.

Por fim, a meu ver, o Flamengo é favorito. Como já escrevi por aqui, é o melhor time do Brasil, em termos individual e coletivo. No entanto, existem alguns fatores que podem interferir em um certo favoritismo numa final de jogo único.

Será, de fato, o maior confronto rubro-negro da história.


Arquivos