Blog do André Avlis
COPA 2022: Vini Jr ou Fred? A principal dúvida de Tite
Pela primeira rodada do Grupo G, Brasil e Sérvia se enfrentam nesta quinta-feira (24), às 16h (Brasília), no Estádio Lusail
Vini Jr ou Fred? Talvez esta seja a maior dúvida de Tite.
O Brasil estreia contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), às 16h (Brasília), no Estádio Lusail. Último treino acontece na quarta-feira, véspera da partida.
Nessa segunda-feira, o técnico manteve o sigilo e 'fechou os portões' da terceira atividade em solo catari. No entanto, um visitante flagrou o atacante Vini Jr no time titular e o volante Fred na reserva.

Antes de tudo, é necessário entender que não há comparação sobre a qualidade técnica dos jogadores. Até porque são posições completamente diferentes. Logo, um não vai jogar porque é melhor que o outro e sim pelas funções táticas que desenvolvem
Com Fred no time de cima, a configuração tática tem Paquetá como um ponta "construtor". Além disso, o time ganha em intensidade, consistência e marcação no meio-campo.
O volante participa das duas fases do jogo - defensiva e ofensiva. Em sua "nova" movimentação, o jogador entra na última linha e alterna com Raphinha entre as jogadas de infiltração, pelo meio, e de amplitude, abrindo pelas beiradas para que o atacante entre na diagonal.
Já com Vini Jr em campo, a seleção ganha poder ofensivo e alternativas de jogadas ofensivas pela ponta. O atacante consegue ter profundidade e cria jogadas individuais fazendo o movimento de diagonal.
Além disso, o time jogaria com um quinteto ofensivo. Na dinâmica de jogo as movimentações proporcionariam superioridade numérica no campo ofensivo. Uma vez que, através deste aspecto, o time teria quatro ou cinco jogadores na última linha de ataque.
No entanto, acredito que Tite tenha dúvidas para que haja equilíbrio entre setores. Uma vez que a Sérvia tem em sua principal característica a velocidade e força nos corredores laterais. É um time que tem uma rápida transição ofensiva através deste fator.
Para mim, será surpresa se Vinícius iniciar a partida - e consequentemente a Copa -, mesmo que o clamor dos torcedores seja unânime em relação à sua presença. E pelo jogo, a minha também. Porém, o 'espanto' seria pela mudança de conceito e comportamento do técnico brasileiro. Especialmente por tudo o que ele demonstrou e fez nesse ciclo até a Copa de 2022.
Arquivos
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
