Bastidores
Deputados terão 4,5 milhões cada em emendas impositivas para 2023
Valores foram aprovados e inclusos no orçamento do estado votado esta semana

O orçamento de 2023, votado e aprovado na última quarta-feira (21), contemplou ainda um belo presente para a nova legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro do ano que vem. A peça orçamentária inclui um valor de R$ 123.463.504,72, que serão destinados às emendas impositivas.
O valor é dividido igualmente em 27 partes para cada deputado, o que significa que cada parlamentar leva a quantia de R$ 4.572.722,40. Este valor não é repassado ao deputado, mas disponibilizado pelo cofre do governo para que ele indique que tipo de obra ou serviço prefere executar.
O governo estadual tem a obrigação de executar as indicações feitas pelos deputados, que normalmente utilizam a verba para construir obras ou realizar serviços em suas bases eleitorais. Desses valores, a metade tem que ser obrigatoriamente investida na área da saúde. A outra metade é de livre iniciativa do parlamentar.
A lei que destina emendas de execução impositiva aos deputados é do final de 2019, e começou a ser paga em 2020. Naquele ano, as emendas ajudaram os municípios no combate à pandemia. Pela legislação, todos os anos, o governo do estado reserva 1% do total do orçamento para este fim.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel
Governo de Alagoas inaugura Unidade de Oncologia em Coruripe neste sábado (26)

Operação da PF que afastou Siderlane Mendonça deve investigar Câmaras Municipais da Grande Maceió

Flávio Bolsonaro diz que Collor é “vítima” de Moraes e critica decisão do STF
