Bastidores

Bastidores

Bastidores

Flávia Cavalcante deve se licenciar da ALE; Leo Loureiro assume mandato temporariamente

Negociações para encaixe de suplentes segue entre ALE e governo do estado

12/01/2023 12h12 - Atualizado em 12/01/2023 15h03
Flávia Cavalcante deve se licenciar da ALE; Leo Loureiro assume mandato temporariamente

Enquanto o bicho pega em Brasília, os arranjos políticos seguem sendo feitos para fechar os últimos detalhes do novo governo de Paulo Dantas. Deputados emedebistas que não se elegeram mas ajudaram Dantas na vitória aguardam posições dentro da estrutura do estado.

Após tentar e não conseguir que alguns deputados do MDB deixassem a Assembleia para assumir algumas secretarias, o governo agora trabalha com a licença temporária de alguns deles, para que os não-eleitos possam reassumir os mandatos na nova legislatura.

Uma das parlamentares que deve se licenciar é Flávia Cavalcante. Em seu lugar, assume Leo Loureiro, que não conseguiu se reeleger em outubro. A licença mínima para que o suplente possa assumir o cargo é de 121 dias - ou quatro meses.

Com a licença de Flávia, Paulo Dantas contempla dois dos três governistas não eleitos na chapa do MDB - falta definir a situação de Yvan Beltrão. O governo ainda negocia com outros emedebistas eleitos para que ele também volte à ALE, ao menos temporariamente.

O primeiro suplente da chapa, já contemplado com o afastamento da deputada eleita Carla Dantas, é Galba Noaves, que assume novamente a partir de 1º de fevereiro. Carla, que é prima de Paulo Dantas, vai assumir a secretaria de Agricultura do estado.

A licença de titulares na ALE não chega a resolver definitivamente a situação dos suplentes, mas faz com que Paulo Dantas e Marcelo Victor ganhem tempo para poder negociar espaços definitivos. MV, como se sabe, é um bom cumpridor de compromissos, e garantiu que Yvan, Leo e Galba serão contemplados.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos