Blog do André Avlis
Até quando a FAF vai assistir os erros de arbitragem a favor dos 'filhos' da capital calada?
Pênalti marcado para o CSA contra o Aliança foi mais um lance equivocado marcado pela arbitragem
Não, não é o mesmo post de dias anteriores.
No Rei Pelé, nessa quinta-feira (2), o CSA perdeu, na bola (!!), para o Aliança. No segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 0 para o adversário, um pênalti muito mal marcado foi assinalado a seu favor. O jogador azulino converteu.
Contra o ASA, um impedimento foi assinalado, anulando o gol do time arapiraquense. Apesar do lance ter sido ajustado, supostamente, o zagueiro azulino estava com o tronco à frente e dava condições ao atacante.
Na 1ª rodada, o CRB venceu o Cruzeiro com um gol de pênalti - que mudou o resultado do jogo - marcado de forma grotesca pelo árbitro da partida. Na rodada seguinte, contra o Aliança, o juiz deixou de assinalar uma penalidade flagrante e manifesta contra o Galo.
Também contra o ASA, o time alvirrubro poderia ter um jogador expulso (por tomar o segundo cartão amarelo), se o árbitro da partida não tivesse 'segurado' o cartão. Em outro lance, um impedimento mal marcado tirou uma chance clara de gol do time de Arapiraca.
Antes de qualquer coisa, repito: ser árbitro é uma função extremamente complexa. Especialmente quando não se tem a estrutura, o suporte e as condições necessárias. Tudo isso é compreensível.
No entanto, chama atenção os erros a favor de CRB e CSA - os "filhos" da capital.
Coincidência? Talvez. Embora sejam coincidências atemporais e frequentes. O que deixa de ser eventualidade, partindo do pressuposto da repetição. É tipo o "na dúvida, marca para os 'caras'".
Neste contexto, chama atenção o silêncio e a omissão da FAF (Federação Alagoana de Futebol) diante de todas essas falhas técnicas e interpretativas da arbitragem que ela mesmo controla.
O que será que a entidade está esperando?
Será que a mesma está aguardando erros como os que estão acontecendo se tornarem crassos e capitais numa eventual decisão, fazendo com que trabalhos e planejamentos sejam prejudicados - contra times do interior, é claro - ?
Estamos presenciando o que vem acontecendo corriqueiramente. Ano após ano. Inclusive, com os clubes prejudicados displicentes e negligentes com ocasiões que os prejudicam.
Enquanto a FAF...
Essa segue calada. Possivelmente por algum motivo.