Blog do André Avlis
Favorito contra o ASA, Goiás vem de oito vitórias consecutivas e não perde há 11 jogos
A duas equipes se enfrentaram cinco vezes na história; alvinegro nunca venceu
Mesmo que o fator propriamente dito não ganhe jogo, o favoritismo existe no futebol.
Esta condição se aplica no confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil entre ASA e Goiás. A partida acontece nesta quarta-feira (01), às 19h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.
É ilógico dizer que não há favoritismo numa disputa entre um time da Série A e outro da Série D do Brasileirão. Seria, de certo modo, uma tentativa demagoga de igualar as condições onde não há quesitos de comparação.
No entanto, como o futebol ensina, o favoritismo não garante ou oferece a certeza de vitória. Especialmente na Copa do Brasil.
O ASA vai enfrentar um Goiás que perdeu apenas uma vez - contra o Atlético-GO, em janeiro - na temporada e não sabe o que é derrota há 11 jogos. São nove vitórias e dois empates; marcou 29 gols e sofreu 9 gols.
Em seis desses jogos, o time esmeraldino não tomou gol.
O time alviverde parece ter assimilado o estilo, conceitos e ideias de jogo do técnico Guto Ferreira, que vem fazendo mais um belo trabalho. É, de fato e estatísticas, um time que evoluiu e segue mostrando um grande progresso na mão do treinador.
Parada difícil para o ASA, mas não impossível. Será preciso montar um modelo de jogo que seja bem executado. Uma vez que o Gigante obrigatoriamente precisa da vitória. Até porque, pelo regulamento da competição, o empate classifica o Goiás.
Um favorito e outro que adora dizimar favoritismos na Copa do Brasil. E o final dessa história, saberemos quando soar o apito final.