Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

ASA: Qual foi o critério para contratar um técnico com rendimento tão baixo?

Nessa terça-feira (7), diretoria alvinegra anunciou a contratação de Sidney Moraes

08/03/2023 08h08
ASA: Qual foi o critério para contratar um técnico com rendimento tão baixo?

Novo técnico e alguns questionamentos.

A diretoria do ASA anunciou nessa terça-feira (7), a contratação de Sidney Moraes. O treinador já teve seu nome publicado no BID.

O profissional de 46 anos chega sendo uma contratação imediata, após o antigo técnico, Evaristo Piza, se transferir para o Sampaio Corrêa.

Apesar da obrigação de ter que solucionar o problema de forma rápida, a pergunta que fica é: qual foi o critério utilizado para contratar o profissional?

Vale salientar que não é nada contra o Sidney. Não acompanho, nem conheço seu trabalho e conceitos. Então seria incoerente e desleal da minha parte criticá-lo a partir do meu achismo. 

Por isso, ele pode muito bem entregar um bom trabalho para o ASA. O futebol oferece várias oportunidades através do seu dinamismo.

No entanto, levando em consideração a sua carreira através de números e estatísticas recentes, o panorama é bem abaixo do considerável.

Seu último trabalho foi em julho de 2022, no Ferroviário-CE. Foram 3 jogos e 3 derrotas. Antes disso, no mesmo ano, o técnico esteve no Icasa-CE. Pelo alviverde foram 22 jogos; 6 vitórias, 10 empates e 6 derrotas.

Em 2020, no Boa Esporte, foram 6 jogos; 3 derrotas e 3 empates.

Fazendo um resumo e expandindo os números de toda a sua carreira, entre todos os clubes (Ferroviário, Icasa, Boa Esporte, URT-MG, Náutico, Ponte Preta, Paysandu, Vila Nova), o treinador tem 165 jogos; são 47 vitórias, 42 empates e 73 derrotas. Aproveitamento de 36,7%.

É de fato, um mau rendimento. Mas repito: isso não quer dizer que o técnico Sidney Moraes não possa fazer um bom trabalho no time alvinegro.

Ainda assim, fica o questionamento de qual critério adotado pela diretoria para a contratação - se é que houve um critério. Se a avaliação foi baseada nos números e rendimento, houve, claramente, incoerência na negociação. Caso seja por metodologia, conceitos, estilo e modelo de jogo, a direção usou seu método próprio. Uma ação, no mínimo, paradoxa.

Por fim, se vai dar certo ou não, só o tempo vai dizer e o campo vai 'falar'. Mas que, através de todos os fatores estatísticos, houve incongruência, isso houve.

Arquivos