Bastidores

Bastidores

Bastidores

Ex-super ministro de Temer, Maurício Quintella pode perder cargo federal para ex-bolsonarista

O ex-deputado pleiteia a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades

09/03/2023 17h05 - Atualizado em 09/03/2023 17h05
Ex-super ministro de Temer, Maurício Quintella pode perder cargo federal para ex-bolsonarista

Não está fácil a vida do ex-deputado e super ministro dos Transportes, Portos e Aeroportos do governo Temer, Maurício Quintella (MDB). A estrada que poderia levá-lo a ocupar um cargo no governo federal ficou mais estreita nesta semana, com a nomeação para a Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades de Leonardo Picciani, ex-deputado emedebista do Rio de Janeiro.

Picciani foi ministro dos esportes no governo de Michel Temer, e pleiteava o cargo para o qual foi nomeado com Jader Filho, ministro das cidades e filho de Jader Barbalho (PA), cacique emedebista que disputa as indicações de segundo e terceiro escalões no MDB com Renan Calheiros.

O Blog Bastidores obteve a informação de que Calheiros pai e filho tentaram emplacar nessa função o secretário da fazenda George Santoro, nome que agradava ao empresariado pela atuação no leilão do saneamento das cidades alagoanas, realizado em dezembro de 2021 - mas, no frigir dos ovos, Santoro ficou sem essa vaga (falaremos sobre o futuro do gestor fazendário em outro texto).

Sem a secretaria de saneamento, resta a Quintella o ‘plano B’, que seria a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades. Porém, para esta função, o favorito de Jader é o ex-bolsonarista Hailton Almeida, funcionário de carreira do governo federal.

As credenciais de Hailton se sobrepõem. Ele é engenheiro mecânico, com mestrado em economia, e ocupava a posição de Secretário-Executivo no Ministério de Minas e Energia, sob comando de Adolfo Sachsida, no governo de Jair Bolsonaro. Ele também foi subsecretário-executivo do Ministério da Fazenda no governo Michel Temer.

Outro ponto que pesa contra Quintella, além da formação e experiência de Hailton, é o desinteresse dos Renans em ‘abençoar’ a sua indicação - consta que a dupla não quer ‘gastar cartucho’ com o ex-deputado alagoano. Quem luta bravamente pela nomeação de Quintella é o deputado Isnaldo Bulhões.

Quem sabe o ‘desemprego’ do ex-deputado em Brasília não seja o aviso divino para que ele desempenhe de vez uma de suas grandes paixões, a de chef de cozinha. Pelo menos nas redes sociais, seus pratos parecem ser uma delícia…

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos