Bastidores
Ex-super ministro de Temer, Maurício Quintella pode perder cargo federal para ex-bolsonarista
O ex-deputado pleiteia a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades

Não está fácil a vida do ex-deputado e super ministro dos Transportes, Portos e Aeroportos do governo Temer, Maurício Quintella (MDB). A estrada que poderia levá-lo a ocupar um cargo no governo federal ficou mais estreita nesta semana, com a nomeação para a Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades de Leonardo Picciani, ex-deputado emedebista do Rio de Janeiro.
Picciani foi ministro dos esportes no governo de Michel Temer, e pleiteava o cargo para o qual foi nomeado com Jader Filho, ministro das cidades e filho de Jader Barbalho (PA), cacique emedebista que disputa as indicações de segundo e terceiro escalões no MDB com Renan Calheiros.
O Blog Bastidores obteve a informação de que Calheiros pai e filho tentaram emplacar nessa função o secretário da fazenda George Santoro, nome que agradava ao empresariado pela atuação no leilão do saneamento das cidades alagoanas, realizado em dezembro de 2021 - mas, no frigir dos ovos, Santoro ficou sem essa vaga (falaremos sobre o futuro do gestor fazendário em outro texto).
Sem a secretaria de saneamento, resta a Quintella o ‘plano B’, que seria a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades. Porém, para esta função, o favorito de Jader é o ex-bolsonarista Hailton Almeida, funcionário de carreira do governo federal.
As credenciais de Hailton se sobrepõem. Ele é engenheiro mecânico, com mestrado em economia, e ocupava a posição de Secretário-Executivo no Ministério de Minas e Energia, sob comando de Adolfo Sachsida, no governo de Jair Bolsonaro. Ele também foi subsecretário-executivo do Ministério da Fazenda no governo Michel Temer.
Outro ponto que pesa contra Quintella, além da formação e experiência de Hailton, é o desinteresse dos Renans em ‘abençoar’ a sua indicação - consta que a dupla não quer ‘gastar cartucho’ com o ex-deputado alagoano. Quem luta bravamente pela nomeação de Quintella é o deputado Isnaldo Bulhões.
Quem sabe o ‘desemprego’ do ex-deputado em Brasília não seja o aviso divino para que ele desempenhe de vez uma de suas grandes paixões, a de chef de cozinha. Pelo menos nas redes sociais, seus pratos parecem ser uma delícia…
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano
