Bastidores

Bastidores

Bastidores

MST e outros movimentos ocupam sede do Incra; demissão de atual superintendente pode dar espaço ao PT

Dirigentes petistas também foram criticados pela coordenação do ato

10/04/2023 17h05
MST e outros movimentos ocupam sede do Incra; demissão de atual superintendente pode dar espaço ao PT

Movimentos sociais de luta pela terra ocuparam, no final da manhã desta segunda-feira (10) a sede do Incra em Alagoas, situada na capital alagoana. Sete entidades assinam a mobilização, que colocou 1500 camponeses nas instalações do órgão que regula a reforma agrária no país.

O que surpreende no caso em questão é a única pauta defendida pelos movimentos para a ação: derrubar o atual superintendente do Incra em Alagoas, César Lira. O gestor é sobrinho do deputado Arthur Lira, e apesar de estar no comando desde a queda de Dilma Rousseff em 2016, é citado pelos manifestantes como “bolsonarista raiz”.

Na nota, distribuída pela assessoria do Movimento dos Sem Terra em Alagoas, sobre até para o governo Lula. “Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da reforma agrária?”, questiona o texto.

O manifesto pede ainda a nomeação de José Ubiratan Rezende Santana para ocupar a superintendência do órgão federal em Alagoas.

Incidentalmente (ou não), a mobilização das entidades joga pressão no governo federal pelo controle do Incra, órgão cobiçado pelo PT em Alagoas. Pelo menos oficialmente, o partido calou quanto à manutenção de César Lira, mas nos bastidores reclama bastante do poder de Arthur.

Mesmo teoricamente sem se envolver nesses atos, o PT pode ‘herdar’ um cargo que originalmente não era seu.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos