Bastidores

Bastidores

Bastidores

Ministério dos Transportes rebate suposta informação ‘fake’ publicada por Renan Filho no twitter

Caso é tratado nos bastidores como intriga política criada por governador bolsonarista

24/05/2023 18h06
Ministério dos Transportes rebate suposta informação ‘fake’ publicada por Renan Filho no twitter

O Ministério dos Transportes, chefiado pelo ex-governador alagoano Renan Filho (MDB), manifestou-se nesta quarta-feira (24) em resposta à menção de que o ministro estaria espalhando 'fake news' em um post publicado no Twitter sobre a participação do Brasil no Fórum Internacional de Transportes (ITF, em inglês).

A postagem foi marcada por alguns usuários, não identificados, indicando que o ministro estaria mentindo sobre a não participação do país no Fórum, afirmando que o Brasil esteve presente nas duas edições anteriores do evento, quando o ministro da área era o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep).

Em seu twitter oficial, o Ministério dos Transportes esclarece a declaração de Renan. “O Brasil não é membro efetivo do Fórum Internacional de Transportes (ITF). É apenas um observador, sem direito a voto e participação. Com as diretrizes do governo, o país vai ingressar no ITF como membro permanente e poderá discutir e propor políticas integradas”, diz a postagem.

Renan Filho estará durante esta semana em Leipzig, na Alemanha, para a edição anual do fórum. Segundo a assessoria do ministro, ele não irá se manifestar pessoalmente sobre o caso.

Nos bastidores, a questão é tratada como uma provocação do ex-ministro da infraestrutura de Bolsonaro e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep). Ele foi um dos mais celebrados ministros do ex-presidente, e tem seu nome cogitado para a presidência da República em 2026.

Após a aquisição do twitter pelo empresário americano Elon Musk, há cerca de dois anos, houve uma série de atualizações na plataforma - dentre elas, a possibilidade de perfis questionarem informações que são publicadas em outros perfis. Quando muitos usuários fazem isso ao mesmo tempo, a publicação é ‘marcada’ pela plataforma.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos