Bastidores

Bastidores

Bastidores

Operação Hefesto: Arthur Lira desconfia de ‘trama’ armada por petistas com conhecimento de Lula

Polícia Federal agiu contra alvos ligados ao presidente da Câmara

02/06/2023 11h11 - Atualizado em 02/06/2023 11h11
Operação Hefesto: Arthur Lira desconfia de ‘trama’ armada por petistas com conhecimento de Lula

Embora pareça improvável, aliados de Arthur Lira alimentam na cabeça do deputado a tese de que a operação Hefesto, desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (01) contra aliados do presidente da Câmara, tenha as digitais do presidente Lula.

Lira está sendo levado a acreditar que, se Lula não agiu diretamente pela operação, ao menos tinha conhecimento que ela aconteceria, e não fez nenhum movimento para contê-la.

Caso seja convencido desta tese, Arthur pode endurecer ainda mais as relações com o Palácio do Planalto daqui pra frente. Há a ideia de que Lira fale com Lula nos próximos dias, e ‘peça a cabeça’ de eminentes petistas que tenham supostamente dado andamento à operação para lhe chamuscar.

Mesmo antes da Hefesto, o presidente da Câmara já havia dado duros recados a Lula, de que a pauta do governo na casa estava suspensa até que os articuladores do presidente se ‘entendessem’ com os deputados. Há outras MPs importantes a serem apreciadas na agenda de junho.

Colunistas em Brasília afirmaram que em telefonema com Lula, Arthur já havia pedido as cabeças da dupla Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Articulação), responsáveis diretos pelo varejo da política do governo - nomeação de cargos e liberação de emendas.

Após a operação da PF, Padilha e Costa podem estar vivendo os últimos dias como ministros do governo. Ou Lula dobra a aposta, mantém o time em campo mesmo perdendo de goleada, e corre o risco de sofrer ainda mais bolas nas costas. A conferir.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos