Bastidores

Bastidores

Bastidores

Fábio Costa e Alfredo Gaspar assinam requerimento por impeachment do ministro Barroso

Parlamentares insatisfeitos apontam motivação político-partidária do ministro, o que é vedado pelo STF

17/07/2023 12h12
Fábio Costa e Alfredo Gaspar assinam requerimento por impeachment do ministro Barroso

Mantendo a linha do bolsonarismo raiz, os deputados federais Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União) foram os dois únicos parlamentares alagoanos que assinaram um requerimento de impeachment contra o ministro do STF Luiz Roberto Barroso.

Barroso tem sofrido fortes críticas após ter declarado, na última quinta-feira (13), que teria sido um dos artífices da derrota do “bolsonarismo” nas eleições de 2022. O discurso do ministro do STF ocorreu na abertura do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília - entidade na qual o ministro já foi militante.

Até a última sexta-feira (14), o pedido de impeachment do ministro já contava com 66 assinaturas. De acordo com a lei, para que o senado abra um pedido de cassação, é necessário que a Câmara autorize a abertura por maioria qualificada dos seus deputados, ou seja, 342 parlamentares.

Mesmo com pequena chance de ser aprovado na câmara e mais raro ainda ser acolhido pelo senado, as declarações de Barroso reacenderam a adormecida polarização política em Brasília, com o ministro dando a entender que haveria agido de forma política em processos para derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

Nem Fábio nem Alfredo comentaram a assinatura do requerimento em suas redes sociais, mas seus nomes circulam como signatários da petição em grupos bolsonaristas junto a outros conhecidos nomes como o de Nikolas Ferreira (PL-MG), Zé Trovão (PL-PR), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos