Bastidores

Bastidores

Bastidores

Manobra do PT executada com apoio de Arthur Lira retira Alfredo Gaspar da CPI do MST

Deputado foi um dos quatro membros da CPI retirados pela postura oposicionista

10/08/2023 16h04 - Atualizado em 10/08/2023 17h05
Manobra do PT executada com apoio de Arthur Lira retira Alfredo Gaspar da CPI do MST

Um movimento político realizado pelo União Brasil retirou da CPI do MST o deputado alagoano Alfredo Gaspar de Mendonça (União-AL) e estabeleceu para a base do governo Lula maioria na comissão. Com isso, a oposição não deve pedir a prorrogação dos trabalhos.

A substituição de deputados do União Brasil e do Republicanos na CPI, dois partidos que estão entrando da base de Lula, foi feita com conhecimento de um aliado local de Gaspar, o presidente da câmara Arthur Lira (PP).

Interlocutores afirmaram ao blog Bastidores que Lira poderia estancar a saída de Alfredo, mas está concentrado neste momento em alinhar a sua base de apoio ao governo, bem como em conseguir mais cargos para os que se comprometerem a votar com a base - Gaspar não se incluiu nesse grupo.

A troca do deputado atende a um anseio do PT, que vê em Alfredo um dos mais efusivos críticos de membros do MST na CPI. Numa das sessões da comissão, Gaspar chegou a chamar José Rainha, um ex-membro da direção do movimento, de “cínico” e “criminoso”.

Além da inversão da maioria da CPI, que agora é governista, Lira também atuou diretamente no cancelamento de dois depoimentos que aconteceriam na comissão esta semana: o dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

No caso de Rui Costa, Lira cancelou seu depoimento ‘de cima para baixo’, via despacho direto da mesa diretora da câmara, atendendo a solicitação de um deputado petista.

“não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST. Ante todo o exposto, conheço parcialmente do recurso para, na parte conhecida, dar-lhe provimento e declarar a nulidade da aprovação do Requerimento”, escreveu Lira na decisão.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos