Bastidores

Bastidores

Bastidores

[Vídeo] Arthur Lira promete ‘puxar’ Gilvan Barros para a câmara federal ainda nesta legislatura

Para cumprir compromisso, deputado teria que retirar um dos quatro eleitos pela legenda em 2022

29/08/2023 17h05 - Atualizado em 29/08/2023 17h05
[Vídeo] Arthur Lira promete ‘puxar’ Gilvan Barros para a câmara federal ainda nesta legislatura

Na última sexta-feira (25) em Girau do Ponciano, durante cerimônia de entrega de equipamentos públicos, o deputado federal Arthur Lira (PP) revelou que trabalha uma movimentação política que faça o ex-deputado Gilvan Barros (PP) assumir o mandato ainda nesta legislatura.

Barros foi candidato a deputado federal em 2022 na mesma chapa de Lira, e atualmente é o primeiro suplente do grupo, que elegeu quatro federais - além de Lira, Marx Beltrão, Daniel Barbosa e Fábio Costa. Para que Barros assuma, um desses nomes tem que pedir licença do cargo.

“Torci muito pela eleição de seu pai. Infelizmente não foi possível, era o jogo. Tenho certeza que o nosso Gilvan [Barros, o pai] vai estar na câmara federal, numa movimentação que estamos trabalhando, ainda nesse mandato, para ser mais um alagoano presente na Câmara Federal”, disse Arthur, abraçado a Gilvan Barros Filho, atualmente deputado estadual.

Dos três federais do PP, apenas um é considerado da base governista, e poderia ser ‘puxado’ para alguma função governamental abrindo vaga para Barros - Daniel Barbosa. Porém, a equação para fazer com que Daniel deixe a câmara não parece ser fácil, já que Gilvan é um potencial adversário político de seu pai, o prefeito Luciano Barbosa (MDB).

Marx e Fábio Costa fazem cara feia para Lula. Beltrão, por motivos mais políticos; Fábio por ideologia.

Há ainda uma hipótese: Após fevereiro de 2025, sem o mandato de presidente da câmara, Arthur estaria livre para assumir um ministério de Lula, sendo ele próprio a abrir vaga para Gilvan.

Enfim, quando o ‘chefe’ firma um compromisso público como o fez em Girau, costuma cumprir. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos