Bastidores
Apadrinhado por Renan, ministro do TCU é um dos favoritos para nova vaga no STF
Bruno Dantas corre atrás de vaga que também pode ser ocupada por Jorge Messias

Ainda com a indicação de Cristiano Zanin viva na cabeça, o presidente Lula (PT) indica até novembro mais um ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do judiciário brasileiro que vem tendo grande protagonismo nos últimos anos.
Três candidatos correm atrás deste ‘sonho dourado’ - ser ministro do supremo é o apogeu da carreira jurídica no Brasil. Abertamente, Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União e Jorge Messias (o ‘Bessias’ da ligação de Dilma Rousseff), atual Advogado Geral da União, são os favoritos.
Flávio Dino, atual ministro da justiça, corre por fora.
Como sói acontecer, este é o período em que o presidente é bombardeado pelo lobby dos três candidatos, e um deles tem o apoio de um personagem bastante conhecido no meio - o senador Renan Calheiros.
O preferido de Renan é o presidente do TCU, Bruno Dantas (que não tem parentesco com o governador do estado, Paulo Dantas). Bruno é íntimo do MDB desde os tempos em que o manda-chuva do partido era o ex-presidente José Sarney.
Fato é que, ressabiado com as últimas decisões de Zanin como ministro do STF e pressionado pelo PT a “não errar”, Lula pensa cada vez mais em escolher um nome militante para a corte, o que aumenta as chances de Jorge Messias, petista do tempo das vacas magras.
Ao fim e ao cabo, esta é a dúvida cruel de Lula: atender ao coração e à militância e escolher Messias, ou atender ao mundo político e a Renan e dar oportunidade a Dantas, outra opção que certamente vai passar longe dos fundamentalismos.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Secult reúne lideranças de matriz africana para alinhar celebrações do Dia da Consciência Negra

Sine Maceió anuncia 500 vagas de emprego em telemarketing

Serial killer de Alagoas enfrentará quinto julgamento nesta terça-feira (7)

Detran Alagoas orienta como evitar possíveis golpes na compra de veículos usados

CNU 2025: Governo divulga gabaritos oficiais da prova; veja as respostas
