Bastidores
Caso Braskem: Controladora está sangrando cofres da empresa, diz Renan Calheiros, ao enviar pedido de abertura de CPI
Senador conseguiu 30 assinaturas para pedido de comissão que visa investigar o assunto

Em um minucioso texto enviado ao presidente do senado Rodrigo Pacheco (PSD), o senador Renan Calheiros solicitou a abertura de uma CPI para investigar os desdobramentos do afundamento do solo em bairros maceioenses, e apurar a execução das responsabilidades pela Braskem.
Segundo Calheiros, são 45 assinaturas ao seu requerimento, número superior ao mínimo de 27 nomes necessários para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Cabe agora ao presidente da Casa dar andamento e fazer a leitura do documento ou arquivar o caso.
No pedido de abertura da CPI, o senador alagoano informa que a Braskem não tem ainda a dimensão financeira de quanto custará o ressarcimento da tragédia que se abateu em Maceió a partir de 2018. Prova disso, segundo ele, é o pedido feito à assembleia de acionistas para acrescentar cerca de 1 bilhão de reais aos valores que estavam reservados para este fim.
Apesar desses valores ainda não serem totalizados, a empresa distribuiu só em 2021 7,35 bilhões de reais em dividendos a seus acionistas, e prevê pagar só em remuneração a seus executivos um montante de 85 milhões de reais em 2023. Todos esses recursos são distribuídos em meio a um cenário de prejuízo de 335 milhões de reais, conforme último balanço aprovado em assembleia.
Além de todas essas dúvidas, o relatório do senador alagoano identifica outro problema: a Novonor (antiga Odebrecht), que é a controladora da Braskem, está em meio a uma operação de venda da sua participação na empresa, o que leva Renan a concluir que a “maquiagem” nos números e a intenção de que está tudo sob controle é um movimento da Novonor para valorizar sua participação acionária, e consequentemente ganhar mais dinheiro com a venda.
O senador alagoano ainda mostra, no requerimento, sua preocupação com uma empresa de capital público, no caso a Petrobras, adquirir o controle da Braskem neste momento de tantas questões financeiras em aberto - há um acordo entre a estatal e a Novonor para passagem do controle da empresa.
Caso seja aceita por Pacheco, a CPI será composta por 18 representantes, sendo 11 titulares e 8 suplentes - Renan, como propositor, deve assumir a presidência ou a relatoria. A comissão tem quatro meses para produzir um relatório final.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais
