Bastidores
Ministro de Lula quer anular eleições para o conselho tutelar em dois municípios alagoanos
AGU e MPF investigam irregularidades nos processos eleitorais nessas cidades

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, acionou a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF) para coletar informações de dois municípios alagoanos que realizaram eleições indiretas para a escolha dos conselheiros tutelares.
Cidades de todo o Brasil elegeram neste domingo (1º) eleições diretas para o conselho tutelar, órgão de garantia de direitos para crianças e adolescentes. No entanto, as cidades de Santana do Ipanema e Rio Largo escolheram de forma antecipada e indireta seus conselheiros, o que suscita a suspeita de escolha política para os cargos.
Cerca de 30 mil conselheiros foram eleitos em todo o país de forma direta, com exceção de três cidades - além das alagoanas, Uberlândia (MG) também não observou o processo direto, conforme rege o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para o ministro Silvio Almeida, a escolha indireta fere diretamente o ECA e pode suscitar o cancelamento dos atos e a impossibilidade de posse desses conselheiros. Almeida pede ainda a realização de eleições diretas nessas cidades.
Realizadas pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente (CMDCA), órgãos que na prática são controlados politicamente pelas prefeituras, as eleições para o conselho tutelar são uma espécie de 'aquecimento' para as eleições municipais do ano seguinte.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Celso Portiolli se emociona sobre Troféu Imprensa: “Nunca imaginei”

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Homem abre fogo após encontrar jovem pelado no quarto da filha de 13 anos

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime
