Bastidores
Marcelo Victor e Arthur Lira podem reeditar parceria em torno de PEC na Câmara Federal
Presidente da ALE e do parlamento estão rompidos desde a eleição de 2022
O resultado do malfeito Censo do IBGE, que pode alterar a configuração da Assembleia e da Câmara dos Deputados e retirar vagas de Alagoas, pode servir de pano de fundo para uma antes improvável união entre Marcelo Victor (MDB) e Arthur Lira (PP).
Explicamos: se referendado o novo Censo brasileiro pelo TSE, Alagoas perde uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições, caindo de 9 para 8 parlamentares. Já a Assembleia Legislativa perde três cadeiras, caindo para 24 deputados estaduais.
A solução para este ‘problema’, criado pelo malfadado levantamento executado pelo governo Bolsonaro, está na criação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garantisse a manutenção da proporção atual, até a realização do próximo Censo em 2030.
E aí reside a convergência entre Lira e MV. Ambos concordam que manter o atual tamanho de câmara e senado é essencial. O presidente da ALE já fez chegar até o presidente da Câmara que uma ação neste sentido conta com apoio da Casa de Tavares Bastos e com seu preposto na Câmara, Luciano Amaral.
Em resposta, Arthur teria dito que em breve entrará em contato para uma conversa. E assim, pode renascer uma parceria que foi quebrada em 2022.
Lembrando: Nem na pré, nem durante, e nem no pós campanha, se viu uma única crítica de Arthur a MV, e de MV a Arthur. Mesmo em palanques distintos, um bom observador notou que a porta entre ambos sempre esteve entreaberta.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
