Bastidores
Marcelo Victor e Arthur Lira podem reeditar parceria em torno de PEC na Câmara Federal
Presidente da ALE e do parlamento estão rompidos desde a eleição de 2022

O resultado do malfeito Censo do IBGE, que pode alterar a configuração da Assembleia e da Câmara dos Deputados e retirar vagas de Alagoas, pode servir de pano de fundo para uma antes improvável união entre Marcelo Victor (MDB) e Arthur Lira (PP).
Explicamos: se referendado o novo Censo brasileiro pelo TSE, Alagoas perde uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições, caindo de 9 para 8 parlamentares. Já a Assembleia Legislativa perde três cadeiras, caindo para 24 deputados estaduais.
A solução para este ‘problema’, criado pelo malfadado levantamento executado pelo governo Bolsonaro, está na criação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garantisse a manutenção da proporção atual, até a realização do próximo Censo em 2030.
E aí reside a convergência entre Lira e MV. Ambos concordam que manter o atual tamanho de câmara e senado é essencial. O presidente da ALE já fez chegar até o presidente da Câmara que uma ação neste sentido conta com apoio da Casa de Tavares Bastos e com seu preposto na Câmara, Luciano Amaral.
Em resposta, Arthur teria dito que em breve entrará em contato para uma conversa. E assim, pode renascer uma parceria que foi quebrada em 2022.
Lembrando: Nem na pré, nem durante, e nem no pós campanha, se viu uma única crítica de Arthur a MV, e de MV a Arthur. Mesmo em palanques distintos, um bom observador notou que a porta entre ambos sempre esteve entreaberta.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Palmeira: Transmissão e cobertura ao vivo do FIPI 2025 será a mais democrática da história

Casais penedenses dizem ‘sim’ às margens do Rio São Francisco

Pet Amigo atende bairro Palmeira de Fora em agosto

Secretário Yale Fernandes confirma 2ª fase do concurso público para Guarda Municipal de Arapiraca

Serial killer nega crime que já havia confessado e debocha no júri: 'Nem lá e nem cá'
