Bastidores

Bastidores

Bastidores

Se valesse em 2020, regra eleitoral derrubada pelo STF mudaria dois vereadores na composição atual da câmara

Dois parlamentares não teriam atingido gatilho dos 20% do quociente eleitoral

05/03/2024 06h06
Se valesse em 2020, regra eleitoral derrubada pelo STF mudaria dois vereadores na composição atual da câmara

Baseado na nova regra para as eleições de 2024, definida na última quarta-feira (28) pelo Supremo Tribunal Federal, o Blog Bastidores ouviu especialistas em direito eleitoral e realizou uma simulação com base nas eleições de 2020.

Se a regra antiga, vigente em 2022, já fosse implementada nas eleições municipais daquele ano, ao menos duas vagas na Câmara de Arapiraca mudariam de mãos, sendo ocupadas por dois candidatos diferentes. As demais 17 cadeiras da casa permaneceriam da mesma forma.

Os vereadores Zé Carlinhos (à época no PSC) e Vicente do Remédio (que candidatou-se pelo antigo PSL) não teriam alcançado a regra de 20% do quociente eleitoral daquela eleição, e não conseguiriam ser eleitos. Em 2020, o quociente foi de 5.573 votos - 20% desse montante equivale a 1.115 votos.

Zé Carlinhos obteve 908 votos, enquanto Vicente recebeu outros 726. Pela regra, derrubada pelo STF, as vagas desses vereadores seriam redistribuídas para todos os demais que atingissem o percentual mágico de 20%. Dessa forma, os eleitos seriam os candidatos Fabinho Tenório (que candidatou-se pelo PP) e Tedson Barros (candidato pelo Solidariedade).

Sem este gatilho, as eleições deste ano podem novamente eleger nomes com votações bem mais baixas do que os ‘campeões’ de votos, o que mantém a motivação entre todos os nomes que disputam o processo.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos