Bastidores
Fim da janela: MDB pode eleger maior bancada, enquanto oposição fica com apenas três vagas
Contas dos especialistas é que oito partidos conseguem eleger representantes em 2024
Encerrada a janela partidária, onde vereadores podem mudar de legenda e detentores de cargos públicos precisam renunciar às funções caso queiram disputar a eleição, oito partidos e/ou federações aparecem com chances de eleger representantes na Câmara de Vereadores de Arapiraca.
Desses, cinco circundam a base do prefeito Luciano Barbosa (MDB) e apenas três podem eleger vereadores em palanques de oposição - o que deixa o gestor em posição confortável com uma futura bancada, caso seja reeleito.
Analistas afirmam que a chapa do PL, que terá como candidata majoritária a ex-prefeita Fabiana Pessoa, e o Solidariedade do ex-deputado Tarcizo Freire, elegerão um vereador cada nas urnas em outubro.
Os outros dezessete representantes na Casa de Herbene Melo, segundo especialistas ouvidos pelo Blog Bastidores, serão eleitos por partidos da base de apoio de Luciano Barbosa. São eles: MDB, PP, PSB, União Brasil, Federação formada por PT-PCdoB-PV e Podemos.
O MDB é o partido que vai eleger a maior bancada, com número maior do que em 2020. As contas mais conservadoras afirmam que a legenda elege sete representantes no parlamento arapiraquense. A segunda maior bancada nesta conta é a do PP, que fará cinco vereadores.
Turbinado pela presença da secretária de Cultura Marília Albuquerque e por mais três vereadores, o PSB tem potencial para eleger três representantes. Por fim, a federação PT-PCdoB-PV e o Podemos elegem um vereador cada.
Dessa forma, segundo analistas ouvidos pelo 7 Segundos, as chapas compostas terão o seguinte potencial nas urnas em outubro:
Governo:
MDB - 7
PP - 5
PSB - 3
PT-PV-PCdoB - 1
Podemos - 1
Oposição
União Brasil - 1
Solidariedade - 1
PL - 1
Sobre o blog
Blog focado em política.