Bastidores
Em vídeo, ex-ministro Zé Dirceu pede voto para Marília Albuquerque
Ex-homem forte do governo Lula, ministro gravou vídeo para apoiar filha de amigo desembargador Turmés Airan
Marília Albuquerque, principal postulante petista à Câmara de Vereadores de Arapiraca, lançou nas suas redes sociais um apoio de peso para sua candidatura: um vídeo com pedido de voto do ex-ministro e ex-deputado José Dirceu, um dos fundadores do PT.
“Venho hoje dar meu apoio a Marília Albuquerque. Marília foi secretária de lazer e da juventude. Pode votar, será uma vereadora que cuidará do ensino integral, da educação profissional, da cultura e do lazer. Não há nada mais importante pra juventude, ela já mostrou que ´é capaz e será uma voz dos que mais precisam na câmara de vereadores”, disse o ex-dirigente.
Segundo fontes ouvidas pelo Portal 7Segundos, o vídeo com apoio à Marina é uma contribuição direta do desembargador do TJ-AL e pai da candidata Tutmés Airan, que é amigo de Dirceu desde os tempos de militância petista. No início deste ano, o ex-ministro esteve em Alagoas e chegou a se encontrar com Tutmés.
A peça publicitária com pedido de apoio tem um condão duplo, dizem os mais próximos. Tanto pode conquistar o voto da militância petista e dos eleitores de esquerda, como afastar eleitores de outros espectros políticos que poderiam votar na ex-secretária.
Ao mesmo tempo em que ficou marcado e tem o respeito de uma parte da militância petista como homem forte dos primeiros governos Lula, Dirceu também é um dos nomes prediletos das críticas de anti-lulistas e anti-petistas, especialmente pelo seu envolvimento em vários escândalos políticos.
Dirceu foi condenado em pelo menos dois grandes casos envolvendo o PT - o mensalão petista e o envolvimento com os desvios de recursos na Petrobras no âmbito da Operação Lava-Jato.
Sobre o blog
Blog focado em política.