Bastidores

Bastidores

Bastidores

Candidatura ‘laranja’ de mulher pelo PP pode derrubar toda a chapa do partido em Taquarana

Legenda elegeu dois vereadores em outubro deste ano

25/11/2024 17h05 - Atualizado em 25/11/2024 17h05
Candidatura ‘laranja’ de mulher pelo PP pode derrubar toda a chapa do partido em Taquarana

Uma ação de investigação judicial eleitoral, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, pode derrubar toda a chapa do PP à Câmara de Vereadores de Taquarana, no agreste alagoano, e mudar a composição política da Casa.

O processo questiona a candidatura de uma comerciante da cidade, que não produziu nenhum ato de campanha, não fez uma única propaganda de sua candidatura em suas redes sociais, não obteve movimentação financeira relevante em sua conta e obteve apenas cinco votos nas urnas.

A suspeita, neste caso, é que Lenilda Iraci Duarte tenha sido cooptada pelo PP apenas para compor a chapa e completar a chamada ‘cota de gênero’. Durante todo o período de campanha, nenhuma movimentação financeira foi registrada na plataforma DivulgaCand.

Caso avance no TRE, o caso em questão muda a composição política da Câmara, com o PP perdendo as duas cadeiras que conquistou nas eleições em 6 de Outubro: Neno da Lagoa Grande, que obteve 675 votos, e Jazon Neto, que obteve 483 votos, perdem seus mandatos.

Em seus lugares, de acordo com nova contagem de votos e pela proporcionalidade, assumem as vagas os candidatos Ernandes Rodrigues, do Republicanos, que obteve 376 votos, e Albiran Gonzaga, do União Brasil, com 261 votos.

Com a nova composição, o União Brasil ganha mais um vereador e o Republicanos se tornando a maior bancada da câmara com três vereadores. Os partidos que apoiaram o candidato derrotado à prefeitura do município, Bastinho (PP), ficam com cinco vereadores, contra seis de MDB e PSB, partidos da base do prefeito reeleito Geraldo Cícero (MDB).

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos