Leo Lins se pronuncia após piadas serem associadas à morte de Preta Gil
Humorista foi acusado de zombar do falecimento da cantora e se defendeu dizendo que foram tiradas de contexto
O humorista Leo Lins, 42, se pronunciou em um vídeo neste domingo (27) explicando que as piadas que foram associadas à cantora Preta Gil, que morreu há oito dias, foram tiradas de contexto.
"Essa semana, nós tivemos a perda da Preta Gil. Uma figura conhecida da música, dos blocos de carnaval, programas de televisão e, no meu caso, dos tribunais. Nós tivemos alguns processos. Pessoalmente, nunca tive problema nenhum com ela. Profissionalmente, eu fiz algumas piadas, e creio que ela teve os seus motivos para não gostar de mim", começou.
De acordo com Lins, as últimas piadas que ele criou sobre a cantora foram há dois anos, quando ela anunciou que estava começando o tratamento de câncer de intestino. Ele disse que chegou a mandar mensagem para consolar Preta no momento da descoberta da doença.
"Minha figura pública é comediante. Eu faço piadas no local de fazer piadas. Sei que nem todas as brincadeiras são para todas as pessoas e, conforme eu disse no meu próprio julgamento, eu procuro tomar os cuidados para que elas não cheguem em quem pode se machucar com elas", explicou.
O comediante disse que refletiu sobre fazer uma publicação lamentando a morte da filha de Gilberto Gil nas redes sociais, mas pensou que poderia mal interpretado e que as pessoas poderiam achar que ele estaria tentando limpar sua imagem após fazer as piadas envolvendo ela no passado.
"Mas chegou num ponto em que falei: não posso ignorar, porque pegaram uma notícia de mês passado, feita de forma muito desleal e desonesta, sobre piadas escritas dois anos atrás, para agora publicar notas dizendo que eu estou fazendo piadas sobre a morte da Preta Gil. Eu nunca disse isso. E nem fiz piadas sobre a morte dela", disse.
Leo Lins aproveitou o espaço do vídeo para deixam sentimentos para a família e aos amigos da cantora.
"Me despeço então com uma piada — para vocês que são meus fãs, e feita para vocês que não gostam de mim: fiquem tranquilos. A Preta Gil não vai mais me encontrar nem ouvir minhas piadas, porque ela está no céu e eu vou pro inferno", concluiu.
Condenação de Leo Lins
Em junho, o humorista foi condenado a 8 anos e 3 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além de multa. A sentença o considerou culpado de praticar discriminação e preconceito contra diversos grupos, como pessoas com deficiência, nordestinos e outros.
Em live, Leo Lins afirma que "o humorista interpreta um personagem"
A Justiça Federal entendeu que as piadas, veiculadas por redes sociais e em contexto artístico, configuram crimes. A decisão ressalta que a liberdade de expressão não é absoluta, prevalecendo a dignidade da pessoa humana e a igualdade jurídica.
A sentença citou trechos específicos de piadas sobre nordestinos, pessoas com deficiência, gordos, indígenas e outros grupos, considerando que incitaram discriminação e preconceito, mesmo em contexto de descontração, o que foi considerado agravante.
Últimas notícias
Árvore cai após chuvas e ventania e exige atenção de motoristas em Craíbas
Ventos fortes e chuvas causam danos a residências em AL; telhado é arrancado em Joaquim Gomes
Cabo de alta tensão se rompe após chuvas e oferece risco em Arapiraca
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
