Holanda x Chile: o encontro da 'geração de ouro' com o time dos gols fantásticos na Copa
Rapidez, velocidade e muitos gols. A receita parece pronta para o torcedor que vai à Arena Corinthians. Donos de algumas das apresentações mais empolgantes da Copa do Mundo até aqui, Holanda e Chile se enfrentam nesta segunda-feira em jogo que vai definir a ponta do grupo B da competição. No meio do bolo, o duelo entre o ataque mais eficiente da competição e a melhor ‘geração da história' do futebol chileno.
A parte ofensiva avassaladora pertence aos holandeses. Depois de golearem a Espanha por 5 a 1, a equipe venceu a Austrália por 3 a 2 e soma oito tentos no Mundial. Com isso, chega à partida com a vantagem do empate para ficar com a ponta ante os chilenos: tem saldo 5, contra 4 dos adversários. Os times pegarão quem se classificar do grupo A, de Brasil, Croácia e México.
"Marcamos muitos gols, gols fantásticos... Contudo, não estamos jogando o futebol agressivo ao qual estamos acostumados. É engraçado classificarem nosso futebol como agressivo, a mídia holandesa precisa se convencer disso também", afirmou Van Gaal em coletiva de imprensa no último domingo.
A equipe - a que mais tem o índice mais alto de finalizações certas na competição, com 80%, de acordo com a Footstats - , no entanto, não poderá contar com o atacante Robin Van Persie. O artilheiro e capitão está suspenso para o jogo. Além disso, o zagueiro Bruno Martins Indi ainda se recupera de contusão sofrida contra a Austrália e também é desfalque.
Van Gaal não revelou a escalação, mas deve ir ao jogo com no 4-3-3. Pelos testes que fez nos últimos dias, a mídia holandesa especula que Lens, Kuyt e Depay brigam pelas duas vagas ao lado de Robben na frente. No meio, Wijnaldum deve entrar no lugar de De Guzman, pendurado.
Do lado chileno, a empolgação é grande. Após a ótima apresentação contra a Espanha, o clima no elenco é positivo, conforme relatou o meia Arturo Vidal. O jogador, preocupação no começo da Copa, garantiu que está em ótimas condições físicas e ainda demonstrou o ânimo do elenco.
""Acredito que esta seja a melhor geração de jogadores do Chile. Pela história, pela qualidade, pelos jogadores que estão fora do país. Quando nos juntamos, formamos um grupo muito forte", declarou.
A equipe não tem nenhum jogador suspenso para a partida. Aránguiz - recuperado de lesaõ no tornozelo - , Mena e Vidal estão pendurados. A dúvida é o qual esquema que o técnico Jorge Sampaoli utilizará, com três zagueiros ou não.
"Certamente queremos vencer terminar em primeiro do grupo. Não para destruir o sonho da Holanda, mas para construir o nosso sonho", afirmou o técnico argentino na última coletiva antes do jogo.
FICHA TÉCNICA
HOLANDA X CHILE
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 23 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Bakary Gassama (GAM)
Assistentes: Evarist Menkouande (CMR) (COL) e Felicien Kabanda (RWA)
HOLANDA: Cillessen; Janmaat, de Vrij, Vlaar e Blind; Wijnaldum, De Jong e Sneijder; Robben, Lens e Kuyt
Técnico: Louis Van Gaal
CHILE: Bravo; Silva (Valdivia), Medel e Jara; Isla, Díaz, Aránguiz, Mena e Vidal; Sanchez e Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli