Argélia enfrenta freguesa e favorita Alemanha por vaga nas quartas
A Argélia tem em seu histórico uma bonita presença na Copa de 1982. Jogando na Espanha, os argelinos venceram duas e perderam apenas uma em seu grupo, no jogo de estreia do Mundial.
No entanto, por jogarem em um grupo embolado,acabaram ficando de fora. A estreia daquele torneio foi contra a Alemanha, e terminou com vitória argelina por 2 x 1, chocando o mundo naquele que foi o primeiro tiunfo de um africano sobre um europeu em Mundiais.
Após aquele joga, a Argélia perdeu da Áustria e venceu o Chile, mas ficou de fora porque a Alemanha venceu o Chile por goleada e a Áustria, que havia vencido seus dois jogos, por 1 x 0, resultado que classificava ambas equipes e tirava a Argélia do torneio.
Agora, após 32 daquela tragédia, os argelinos classificaram-se à segunda fase do torneio, para enfrentarem justamente os alemães, que os tiraram daquele Mundial no saldo de gols.
Alemanha e Argélia enfrentaram-se mais uma vez na história, em amistoso no ano de 1964, com vitória argelina por 2 x 0, em Argel. Nessa Copa, no entanto, os números do alemães são muito superiores.
Os europeus, líderes do Grupo G, tem mais do que o dobro de passes com relação ao argelinos. São 1792 passes dados pelos alemães (com 80% de acerto), contra 859 passes dos argelinos (com 70% de aproveitamento).
Apesar de terem quase a mesma quantidade de gols (7 a 6 para a Alemanha), os europeus dão quase quatro chutes a gol a mais que os argelinos por jogo. São 12,3 chutes a gol por jogo dos alemães contra 8,7 dos argelinos.
A esperança de vitória dos argelinos estão nos pés de Feghouli, que joga no Valencia, e do atacante Slimani, que fez o gol da vaga argelina às oitavas. Já os alemães contam com uma constelação, que tem em Müller (quatro gols no Mundial) a melhor esperança de ttriunfo.
Retrospecto de Alemanha e Argélia:
01/01/1964 - Argélia 2 x 0 Alemanha Ocidental - Amistoso (Argel-ARL)
16/06/1982 - Alemanha Ocidental 1 x 2 Argélia - Copa do Mundo (Gijón-ESP)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
ALEMANHA: Neuer, Boateng, Hummels, Mertesacker e Höwedes; Khedira (Schweinsteiger), Lahm e Kroos; Özil, Götze (Klose) e Müller. Técnico: Joachim Löw
ARGÉLIA: M'bolhi, Mandi, Halliche, Belkalem (Bougherra) e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Brahimi (Yebda), Feghouli e Djabou; Slimani. Técnico: Vahid Halihodzic