Futebol

Presidente confirma que Flu buscará reconhecimento de título mundial

Por Lancepress 13/08/2014 00h12
Presidente confirma que Flu buscará reconhecimento de título mundial
- Foto: Wagner Meier/ LANCE!Press

O Fluminense está atento ao provável reconhecimento do Palmeiras como campeão do mundo pela Fifa.

O Alviverde conquistou a Copa Rio de 1951, mesma competição vencida pelo Tricolor no ano seguinte contra equipes como o Peñarol, base da seleção uruguaia campeã em 1950.

Ao portal o presidente Peter Siemsen confirmou a movimentação do clube pelo reconhecimento.

– Estamos acompanhando o caso do Palmeiras. Na época do Horcades, se não me engano, foi enviado um documento para que o reconhecimento fosse analisado e não responderam. Já estamos preparando um novo ofício e vamos solicitar a análise para o reconhecimento da Copa Rio como título mundial novamente - assegurou.

Integrante do Flu-Memória, Dhaniel Cohen explicou a importância daquela conquista para o Fluminense. Na opinião do clube, um autêntico Mundial.

- No embalo da Copa, a primeira edição do campeonato mundial interclubes, batizada na época de Copa Rio, ocorreu em 1951 e o Palmeiras foi campeão. Em 1952, ano do cinquentenário de fundação do Fluminense, a competição foi organizada novamente.

A campanha tricolor teve muito brilho e o time conquistou o título de maneira invicta. Na primeira fase houve uma vitória emblemática por 3x0 sobre o Peñarol, que era a base da Seleção do Uruguai. contando com os carrascos Ghiggia e Schiaffino. Foi uma vingança do Maracanazo no mesmo cenário.

Na semifinal, o Flu derrotou o Áustria Viena e na final passou pelo Corinthians. Aquele Fluminense campeão revelou grandes personagens do futebol brasileiro para o mundo, como Castilho, Pinheiro, Telê e Didi. Recordamos bastante a conquista em livros lançados recentemente, como o Guerreiros desde 1902 e o Nós somos a História - contou Dhaniel.

A reportagem apurou que o Fluminense está levando o assunto bastante a sério. O documento que será encaminhado à Fifa será um dossiê bem detalhado provando o peso da competição vencida pelo Tricolor. Na prática, é um esforço conjunto do presidente Peter Siemsen, Flu-Memória, departamento do clube e do departamento jurídico.

Embora a Fifa ainda não tenha se posicionado sobre o tema, a certeza de que o Flu é de fato campeão mundial pode ser constatada nas arquibancadas das Laranjeiras. No local, há pintada a inscrição: "Campeão Mundial de 1952". Afirmação que em breve pode ficar isenta de qualquer tipo de contestação.