Outros Esportes

Maceió sediará I Copa Sandro Melo de Submission

Por Assessoria 16/09/2014 16h04
Maceió sediará I Copa Sandro Melo de Submission
- Foto: Assessoria

Maceió se tornará a Capital do jiu-jitsu sem kimono com a realização da I Copa Sandro Melo de Submission. O evento, que promete reunir centenas de atletas alagoanos e de Estados vizinhos, acontecerá no dia 28 de setembro, às 9h, no ginásio do Sesc Poço. O grande diferencial da competição será a premiação em dinheiro para os primeiros três colocados na categoria Absoluto.

Para o organizador do evento, professor Erick Costa, a premiação em dinheiro é mais uma forma de incentivar os atletas a participarem da I Copa Sandro Melo de Submission. "Quem pratica jiu-jitsu, muitas vezes, sacrifica-se bastante, entre dinheiro e afazeres pessoais, para se dedicar ao esporte. Essa premiação é uma maneira que pensamos para incentivar ainda mais esses guerreiros, além de atrair competidores de outros Estados, aumentando o nível da competição", explicou.

A competição tem a intenção de divulgar para a comunidade alagoana o Submission (luta de submissão) que descreve o aspecto das artes marciais e dos esportes de combate que se concentram no "clinch" e na luta no solo, com o objetivo de obter uma submissão sem o auxilio de um "casaco" ou "kimono de combate".

A competição foi organizada para contemplar o maior número de atletas possível e as lutas das categorias serão por ordem de graduação: juvenil masculino e feminino faixas branca e graduado, adulto masculino faixa branca, faixas azul/roxa e faixas marrom/preta, em seguida seus respectivos absolutos. As regras que serão adotadas são aquelas regidas pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ), sendo adaptadas ao regulamento da competição. O evento também tem a chancela da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo/Tradicional do Estado de Alagoas (FJET-AL).

"O jiu-jitsu tem mudado a vida de muita gente e é preciso que seja encarado com um olhar mais desafiador, curioso e menos preconceituoso. Crianças, jovens, homens e mulheres de todas as idades praticam esse esporte com muita dedicação, superando todos os obstáculos. E são eventos como este que mostram para a sociedade o quanto o jiu-jitsu pode trazer mudanças e benefícios para a vida das pessoas", enfatizou o professor Erick Costa.

Clube Sandro Melo de Jiu-Jitsu: o único originalmente alagoano

Fundada em 1998 pelo professor Alexsandro de Melo Miranda, a Equipe Sandro Melo de Jiu-Jitsu teve inicio com aulas para crianças e adultos. Devido ao grande número de atletas e praticantes, no ano 2000, a equipe teve seu registro efetivado, passando para Clube Sandro Melo de Jiu-Jtsu e, assim, tornou-se a primeira academia de jiu-jitsu legalmente reconhecida no Estado, expandindo seu trabalho para várias cidades do interior.

Atualmente, o Clube está representado por Centros de Treinamentos em várias academias do Brasil e de países da América Latina e possui projetos sociais nas cidades alagoanas de Rio Largo, União e Paripueira. Todos os professores e instrutores possuem formação de graduação e instruções de primeiros socorros e participam de seminários, cursos de arbitragem e formação continuada. As academias autorizadas possuem alvará de funcionamento e seguem um regimento interno, elaborado pelo conselho dos graduados e autorizado pelo Mestre Sandro Melo.