Após arbitragem ''estranha'' na China, Zanetti prevê troco nos Jogos do Rio
Ao ser derrotado por um chinês na final das argolas do Mundial de Nanning, Arthur Zanetti sentiu na pele a dificuldade de ter como principal rival um ''atleta da casa'' numa competição cujo resultado depende de avaliações subjetivas dos juízes. Mas o brasileiro já sabe muito bem a hora do troco: as Olimpíadas do Rio 2016. Lá Zanetti e o seu algoz, Yang Liu, têm tudo para se enfrentar novamente na busca pelo topo.
E competir no Brasil pode ser um grande diferencial para o atual campeão olímpico. Questionado sobre uma suposta arbitragem caseira a favor do chinês e dos chineses, em geral, Arthur fez um certo rodeio, mas deixou no ar o seu pensamento sobre o assunto que despertou grande polêmica, principalmente por conta da final masculina por equipes, que foi vencida pela China, após uma decisão ''bem estranha'' da arbitragem, nas palavras de Zanetti.
– Pode te ajudado ele (Liu), não sei exatamente se sim ou se não. Mas acho que você competindo em casa tem a seu favor alguns fatores, a torcida e o fato de estar adaptado ao seu país. Você já sai com um passo na frente. Esse Mundial foi na casa dele, mas as Olimpíadas vão ser na minha casa – afirmou Arthur, no ginásio da Agith, onde treina, em São Caetano do Sul.
Na decisão do ultimo sábado, Yang Liu apresentou uma série consistente e recebeu nota 15,933. O brasileiro fez uma boa apresentação e veio logo atrás, com 15,733. Para especialistas, um empate ou até uma inversão de posições não seria algo incompreensível, dando assim margem para dúvidas sobre a interpretação dos juízes.
– Ele não fez nada diferente ou novo. Foi só uma execução bem feita. Ele fez a mesma série do Campeonato Chinês. Não teve nada de extraordinário – disse Zanetti, que ficou no vácuo ao tentar cumprimentar Liu durante a final.
Muito mais do que o resultado das argolas, foi na decisão masculina por equipes que surgiu a nota mais questionada dada a um chinês na competição. Após a disputa de cinco dos seis aparelhos da decisão, a China estava atrás do Japão na briga pelo ouro. Até que Zhang Chenlong conseguiu a alta nota de 15,966 na barra fixa, fazendo os chineses assumirem a ponta e conquistarem o topo do pódio em casa. A decisão dos juízes foi extremamente criticada, inclusive por Arthur Zanetti.
– Foi muito estranha a decisão por equipes. Mas foi o que os árbitros acharam. Eles decidiram que ele mereceu 15,933 na barra. A gente não pode fazer nada, mas foi bem estranho – argumentou o paulista.
Após a cansativa viagem de volta ao Brasil na terça-feira de madrugada, Arthur ganhou folga até sexta-feira. Quando retornar ao treinos, o ginasta vai se preparar para os dois últimos compromissos em 2014. Na metade da semana que vem, ele viajará para o México para participar de uma exibição em um festival. Em novembro, Zanetti vai disputar o DTB, competição por equipes, na Alemanha.
Últimas notícias
Tradição e inovação marcam encenação da Paixão de Cristo no Morro Santo
Vereador Kelmann Vieira renuncia à liderança do governo na Câmara de Maceió
Corpo de segundo jovem desaparecido é localizado no Rio Ipanema
Maceió inicia circulação do Ônibus da Mulher para ampliar proteção às passageiras
Jovem é agredida por companheiro dentro de circo e polícia encontra armas escondidas em matagal
Câmara Municipal empossa Rodrigo Cunha como prefeito de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
MPF cobra medidas protetivas ao rio Mundaú e lagoas Mundaú e Manguaba
