Flamengo e Cruzeiro tentam quebrar sina dos gigantes na Copa do Brasil
Uma semifinal de gigantes, com quatro dos 12 maiores clubes do país. Essa é a novidade da Copa do Brasil 2014 com boas chances de acontecer a partir desta quarta-feira. Flamengo, Cruzeiro, Corinthians, Santos, Botafogo e Atlético-MG continuam na briga para se classificarem rumo ao título e quebrarem uma sina que ronda a competição desde 2001, quando há sempre um intruso no meio do caminho do G-12. A última vez que quatro superpoderosos ficaram na briga foi em 2000, e o Cruzeiro sagrou-se campeão.
Neste ano, dois estão garantidos na semifinal, pois sairão de confrontos entre si. Nesta quarta-feira, Atlético-MG e Corinthians duelam no Mineirão, e o Galo terá que inverter a vantagem de 2 a 0 para o Timão da primeira partida. Na quinta, o Santos receberá o Botafogo no Pacaembu com a vantagem de ter vencido o primeiro duelo no Maracanã por 3 a 2.
A chance de os intrusos permanecerem nas semifinais está em ABC x Cruzeiro e Flamengo x América-RN. No primeiro confronto, que será na Arena das Dunas, a vantagem é da Raposa, vitoriosa por 1 a 0 no jogo no Mineirão. No segundo, no Maracanã, basta ao Fla um empate por ter vencido a primeira em Natal por 1 a 0.
Alguns dos não figurantes do G-12 até foram campeões da competição. São os casos do Santo André, em 2004, Paulista, em 2005, e o Sport, em 2008. Os outros classificados desde 2001 incomodaram e deram uma pitada diferente e democrática à Copa do Brasil, aumentando o charme da disputa.
Os dois clubes de São Paulo surpreenderam ao superarem cariocas. Em 2004, o Santo André derrotou o Flamengo num Maracanã lotado por 2 a 0 e ficou com o título, após ter empatado o primeiro jogo por 2 a 2. No ano seguinte, o Paulista repetiu a façanha, diante do Fluminense. Na primeira partida, em casa, vitória por 2 a 0. Depois, em São Januário, empate por 0 a 0.
Em 2008, foi a vez de o Sport abocanhar o título e garantir vaga para a Libertadores do ano seguinte. O duelo com o Corinthians foi emocionante. Na primeira partida, no Morumbi, o time pernambucano perdeu por 3 a 1. Na Ilha do Retiro, venceu por 2 a 0 e ficou com o título no critério de desempate por não ter sofrido gols em casa.
Na última vez que quatro do G-12 se engalfinharam nas semifinais, o Cruzeiro superou o Santos, e o São Paulo bateu o Atlético-MG. A Raposa ficou com o título na final com o Tricolor Paulista, ao empatar a primeira partida no Morumbi por 0 a 0 e vencer no Mineirão por 2 a 1.
Nas outras temporadas, desde 2001, havia sempre uma pedra no caminho do G-12. Foi assim naquele ano com Grêmio e Corinthians, que chegaram à decisão tendo de superar, respectivamente, Coritiba e Ponte Preta. O Tricolor gaúcho levou a melhor. Em 2002, o Brasiliense aprontou, ao chegar à decisão, mas foi batido pelo Corinthians.
Em 2007, foi a vez de o Figueirense decidir a competição com o Fluminense. Até arrancou um empate no Maracanã, mas foi derrotado no Orlando Scarpelli. Três anos depois, o Vitória desperdiçou sua chance na final com o Santos.
Depois, dois clubes paranaenses foram à final. O Coritiba por duas vezes seguidas, em 2011 e 2012, caindo para Vasco e Palmeiras. O Atlético-PR decidiu com o Flamengo no ano passado: empatou na Vila Capanema e perdeu no Maracanã (veja acima os gols do 2 a 0).
A lista tem outras campanhas que merecem registro por terem chegado às semifinais, como as de Goiás e Sport, em 2003, 15 de Novembro-RS e Vitória, em 2004, Ceará, em 2005, Ipatinga, em 2006, Coritiba, em 2009, Atlético-GO, em 2010, e Avaí e Ceará, em 2011. Cabe aos potiguares América-RN e ABC não deixarem a sina ser quebrada.
Últimas notícias
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
