Futebol

Tombense recebe Brasil na final da Série D

Por 7 Segundos com Futebol Interior 16/11/2014 14h02
Tombense recebe Brasil na final da Série D
- Foto: CBF

Precisando de apenas uma vitória para levantar o ‘caneco’, Tombense e Brasil de Pelotas entram em campo neste domingo, às 17 horas, no estádio Soares de Azevedo, para decidir a Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo em Muriaé é a chance das equipes fazerem história, já que nenhuma das duas nunca venceu uma competição nacional.

Se o empate do primeiro jogo por 0 a 0 se repetir neste confronto, o campeão será conhecido nas cobranças de pênalti. Na grande final, o ‘gol fora de casa’ ainda tem peso e um gol do Brasil de Pelotas pode complicar a situação do Carcará.

REFORMULADO

Precisando de uma vitória para levantar o ‘caneco’ da Série D, o Tombense tem quatro jogadores suspensos. O lateral Junior e o zagueiro Washington não entram em campo em Muriaé, além dos volantes Denilson e Mateus, titulares absolutos de Eugênio Souza.

Sendo assim, o Gavião deve entrar em campo com Wesley no lugar do lateral Junior e Edmário na vaga deixada por Wellington. Para o meio campo, Joilson volta de suspensão e ocupa o lugar de Denílson.

O volante Mateus é o jogador que mais atuou com a camisa do Tombense nesta Série D, ao lado do goleiro Darley e o zagueiro Wellington, com 13 jogos. Como está suspenso, o arqueiro tem tudo para assumir a liderança. Para o seu lugar, Felipe deve preencher o meio campo.

“Eu sei que o nosso time vai dar conta do recado. Temos que ficar atentos durante a partida, não podemos cometer nenhum erro, porque se não eles vão se aproveitar. Todo mundo aqui é profissional e, quando entrar em campo, vai mostrar serviço”, comentou o treinador Eugênio Souza.

NOVA CARA

A volta de Eduardo Martini, o ‘goleiro herói’, que defendeu os dois pênaltis no acesso do time gaúcho nas quartas de final, foi ofuscada pela suspensão de Rogério Zimmermann, técnico do Brasil. De acordo com o que relatou na súmula, toda a confusão só começou depois que o treinador se recusou a deixar o gramado.

Zimmermann foi suspenso por uma partida e ficará de fora da grande final e mais importante jogo do ano. Outro que não entrará em campo no estádio Soares de Azevedo é o zagueiro Cirillo. Mais rigoroso, o STJD puniu o defensor com seis jogos de suspensão e dará lugar a Ricardo Bierhals na grande final.

De acordo com o assessor Carlos Isauriaga, o Grêmio Esportivo Brasil ainda não sabe quem comandará a equipe na área técnica, já que, além de Rogério, grande parte da comissão técnica foi suspensa pelo STJD. Quem também ficou de fora, mas pelo terceiro cartão amarelo, é o lateral Rafael Forster, outro herói na campanha do Xavante, e o meio campista Washington. Chicão assume a função de marcar no meio campo, enquanto a lateral segue como mistério.

NÚMEROS

Como na grande final da Série D o ‘gol fora’ ainda é critério de desempate, se o Brasil de Pelotas abrir o placar em Muriaé, o Carcará mineiro terá que marcar duas vezes para levantar a taça de campeão. Na campanha do acesso, em sete jogos, o time gaúcho marcou seis vezes fora de casa e sofreu outros sete gols.

Do outro lado, dos 23 gols do Tombense Futebol Clube, 15 aconteceram com a presença de sua torcida. Mesmo longe do estádio Antônio de Almeida, em Tombos, o clube mineiro ainda não sabe o que é perder atuando como mandante – foram sete vitórias em sete partidas.

Tombense-MG
Darley; Wesley, Heitor, Edmário e Mazinho; Joilson, Felipe, Coutinho e Francismar; Daniel Amorim e Élvis

Técnico: Eugênio Souza

Brasil-RS

Eduardo Martini; Wender, Ricardo Bierhals, Fernando Cardozo e Raulen (Billy); Leandro Leite, Marcio Hahn, Chicão e Felipe Garcia; Nena e Alex Amado.

Técnico: Rogério Zimerman