Futebol

Cruzeiro vence o Santos e fica mais perto do título

Por 7 Segundos com Futebol Interior 17/11/2014 12h12
Cruzeiro vence o Santos e fica mais perto do título
- Foto: Célio Messias/Folhapress

O domingo à tarde, consagrado como o “dia do futebol”, teve cinco jogos válidos pela sequência da 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro Chevrolet. O Cruzeiro manteve a liderança isolada, mesmo jogando mal, porém, vencendo o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0, enquanto o Corinthians continua fora do G4, mesmo vencendo o Bahia, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Internacional sofreu, mas venceu o Goiás, por 1 a 0, e assumiu a terceira posição.

O Cruzeiro lidera com 70 pontos, ainda na frente do São Paulo, que atingiu os 66 pontos, na vice-liderança. Mas tem um jogo a mais que a Raposa. O Tricolor ganhou o clássico, por 2 a 0, sobre o Palmeiras, que continua em situação delicada com 39 pontos, em 14.º lugar.
Enquanto isso, o Corinthians tem 60 pontos, mas em quinto lugar. O Internacional tem os mesmos 60 pontos do rival Grêmio, no entanto, o Colorado supera o Tricolor no número de vitórias: 18 a 17. O Timão também tem os mesmos 60 pontos, mas com apenas 16 vitórias, atrás dos rivais gaúchos. Ainda terá que torcer contra Atlético Mineiro, com 57 pontos, que fecha a rodada mais à noite diante do Figueirense.

EM BAIXA

O Santos, fora da Copa do Brasil, nem sonha mais em chegar ao G4, que garantiria uma vaga na Copa Libertadores da América. Sem vencer há sete jogos, continua com 46 pontos, em posição intermediária. Azar mesmo do Bahia, vice-lanterna, com 31 pontos, só na frente do Criciúma, considerado virtualmente rebaixado para a Série B.

O Botafogo, com 33 pontos, ocupa a 18.ª posição, após derrota sábado para o Fluminense, no clássico carioca. O Vitória é o 17.º colocado, com 34 pontos (ainda joga em Chapecó do Sul contra a Chapecoense)

Ainda atordoado pela goleada sofrida no Gre-Nal, por 4 a 1, no domingo passado, o Internacional sofreu para vencer o Goiás, por 1 a 0, na Arena Beira Rio. O Colorado ficou em terceiro lugar, com 60 pontos, porém, com um jogo a mais (como o São Paulo) que seus concorrentes diretos. Atrás aparecem o Atlético Mineiro, com 58 pontos, que usou time reservas e empatou, por 1 a 1, com o Figueirense, em Belo Horizonte. Depois está o Fluminense, com 57 pontos. O Goiás está com 44 pontos.

EM RECUPERAÇÃO

No Maracanã, o Flamengo manteve sua campanha de recuperação ao enfiar 3 a 2 sobre o Coritiba, ainda ameaçado pelo descenso com 37 pontos, mas fora do Z4. O time carioca, que segundo Vanderlei Luxemburgo ficou na “zona de confusão” por várias rodadas, agora aparece atrás somente dos melhores times e que brigam pelo G4, com 47 pontos, em oitavo lugar.

Outro time que busca pontos para se equilibrar é o Sport Recife que foi até Curitiba e venceu o Atlético-PR, por 1 a 0, chegando aos 44 pontos, em posição intermediária. O Atlético-PR continua com 46 pontos.

BRIGA CONTRA A DEGOLA

No duelo direto, em Chapecó do Sul (SC), o Vitória levou a melhor ao ganhar da Chapecoense, por 1 a 0, na Arena Condá. O time catarinense voltou para a zona de queda, com 36 pontos, em 17.º lugar, na frente apenas de Botafogo, com 34, Bahia, com 31 e Criciúma, lanterna, com 30 pontos. O rubro-negro baiano ganhou duas posições. Sai da zona de queda, em 17.º e passou para a 15.ª posição, com 37 pontos. Está igual em pontos com o Coritiba, mas leva vantagem no número de vitórias: 10 a 9.

O Figueirense somou um ponto importante fora de casa ao empatar com o Galo Mineiro. O time dirigido por Argel Fucks soma 40 pontos, em 13.º lugar. O Figueira deve salvar a honra catarinense, se livrando da degola, que parecem próximas de Criciúma e Chapecoense. Por outro lado, na Série B, o líder Joinville já garantiu o acesso com seis rodadas de antecedência.

NO SÁBADO

Apenas dois jogos aconteceram sábado na abertura da rodada. No Maracanã o empate parecia ser o resultado mais normal do clássico, mas o Fluminense venceu o Botafogo, por 1 a 0. O Grêmio, com vários garotos lançados por Felipão, passou fácil pelo lanterna Criciúma, por 3 a 0.