Futebol

Ponte vacila, JEC comemora e Vasco põe pé na Série A

Por 7 Segundos com Futebol Interior 19/11/2014 09h09
Ponte vacila, JEC comemora e Vasco põe pé na Série A
- Foto: CBF

A última terça-feira cheia da Série B do Campeonato Brasileiro, que marcou a 36ª rodada, reservou grande emoções. Na briga pelo título, a Ponte Preta tomou um gol nos minutos finais e viu o Joinville permanecer na liderança mesmo perdendo para o Boa Esporte. Ainda na parte de cima, o Vasco derrotou o rebaixado Vila Nova e ficou a um ponto do retorno da Série A.

Contra a degola, Oeste, ABC e Paraná conquistaram importantes vitórias e praticamente se livraram da temida Série C. O Bragantino, por sua vez, chegou a sexta derrota seguida e viu o América-RN ressuscitar na esperança

RECLAMAÇÃO E BRIGA...

O sonho do inédito título voltou a escapar das mãos da Ponte Preta. O time campineiro ficou no empate contra o América-RN, por 2 a 2, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e não conseguiu aproveitar o tropeço do rival Joinville para voltar a assumir a liderança. A igualdade do time potiguar foi conquistada aos 44 minutos do segundo tempo em lance de bastante reclamação.  

Com o resultado, a Ponte subiu para os 68 pontos, mas segue atrás do Joinville, com 69, que perdeu para o Boa Esporte, por 1 a 0, por um ponto. O América-RN, por sua vez, está na zona de rebaixamento, em 17.º lugar, com 40 pontos, dois atrás do Bragantino, primeiro time fora da degola.

Após o apito final, o presidente da Ponte, Márcio Della Volpe, roubou a cena. Completamente descontrolado, o dublê de dirigente invadiu o campo e foi para cima do árbitro Eduardo Tomaz de Aquino Valadão-GO, que viu o puxão na camisa de Alexandro em Andrey e assinalou muito bem a penalidade que selou o empate . Aos prantos, Della Volpe foi para os vestiários xingando o juiz para todos os microfones que estavam posicionados no túnel. Mais uma prova que ele não está preparado para comandar uma equipe da importância da Macaca.

Em confronto direto pelas primeiras posições, o Boa Esporte venceu o Joinville, por 1 a 0, no Estádio do Melão, em Varginha (MG). O resultado justo provocou mudanças no G4. O time mineiro voltou ao G4, em quarto lugar com 56 pontos. Está igual em pontos a Atlético-GO e Avaí, mas leva vantagem no número de vitórias: 17 a 16.

O time catarinense ficou com 69 pontos, já garantido na elite em 2015, e ainda na liderança isolada, com 69 pontos, porque a Ponte Preta empatou com o América-RN, por 2 a 2, em Campinas, ficando com 68 pontos, na vice-liderança.

O Vasco voltou a jogar mal, mas ainda assim conseguiu derrotar o Vila Nova por 3 a 1, no Estádio de São Januário, no Rio, e ficou a um empate do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. O time carioca chegou aos 62 pontos e abriu seis de vantagem para o quinto colocado - Atlético-GO - restando duas rodadas.

BRIGA BOA...

O Atlético-GO se manteve na briga direta pelo G4 ao vencer o Bragantino, por 1 a 0, no Estádio Serra Dourada. Antes do final da rodada, o time goiano ostenta a quarta posição, com 56 pontos, igual ao Avaí que venceu a Portuguesa, por 1 a 0, mas com melhor saldo de gols: 5 a 4. E deixa o time paulista ameaçado de rebaixamento, em 16.º lugar, com 42 pontos.

A vitória foi justa, porque os goianos dominaram o jogo e criaram muitas chances de gol. Uma disposição diferente da última rodada quando perdeu para o Paraná, por 2 a 0, em Curitiba. O Bragantino, ameaçado de queda, entrou em campo após a vitória sobre o Santa Cruz, por 2 a 1, de virada.

O Avaí voltou a sonhar com o G4 da Série B . o time catarinense encerrou uma sequência de sete jogos sem vencer ao derrotar a Portuguesa, por 2 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, A partida foi sofrida para os catarinenses, que só conseguiram marcar após os 30 minutos do segundo tempo com Marquinhos e Anderson Lopes.

Apesar do bom resultado, o Avaí não depende mais de suas forças para subir. O time chegou aos 56 pontos e precisa torcer contra adversários diretos como Ceará e Atlético-GO nas últimas rodadas. Rebaixada, e Lusa é a lanterna com 25 pontos. 

O América-MG venceu o Luverdense de virada, por 2 a 1, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, e manteve viva a esperança de subir à elite do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Coelho subiu à 7ª posição, somando 55 pontos, um a menos que o Boa Esporte, último time dentro do G4. Se não fossem os seis pontos tirados pelo STJD, o time mineiro estaria com confortável no G4, com 61 pontos. Já o Luverdense caiu para o 13° lugar, mas não corre risco de rebaixamento já que soma 46 pontos.

SAI PRA LÁ, DEGOLA...

O Paraná bateu o Icasa por 2 a 1 jogando em Juazeiro do Norte, selou a permanência na Série B e, de quebra, afundou o adversário, que precisa de um milagre para escapar do rebaixamento à Série C.

Com o resultado, o Paraná subiu uma posição, ocupando, agora, o 12° lugar, com 47 pontos. Já o Icasa fica em situação muito delicada, pois permanece na 18ª colocação, com 39 pontos, três a menos que o Bragantino, que perdeu para o Atlético-GO.

O Oeste se garantiu mais uma rodada fora da zona de rebaixamento, com a vitória, por 2 a 0, diante do Náutico, no Estádio dos Amaros, em Itápolis, pela. Os gols foram marcados por João Denoni e Wagninho, eliminando assim as chances do Timbu em conquistar o acesso. 

Com o resultado, o Oeste já soma quatro jogos de invencibilidade e vai para os 45 pontos, se distanciando assim da zona de rebaixamento, ficando muito perto de eliminar as chances de queda. O Náutico, por sua vez, fica no meio da tabela de classificação com 49 e deixa o sonho do acesso chegar ao fim.

O ABC deu um importante passo para garantir a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Com gol solitário de Somália, o ABC derrotou o Ceará, por 1 a 0, na Arena das Dunas, em Natal, pela 36ª rodada, e praticamente escapou pela Série C.

Com o resultado, o ABC subiu para os 45 pontos e assumiu o 14º lugar. A equipe de Natal precisa de apenas um ponto para escapar da degola. O Ceará, por outro lado, caiu para o oitavo lugar, com 54 pontos e praticamente deu adeus às chances de acesso.