Oeste ganha, garante permanência e Joinville é campeão
A temporada que começou com a frustração do vice-campeonato no Catarinense terminou bem diferente para o Joinville. Ao conquistar o acesso à elite de 2015 com quatro rodadas de antecedência, após o triunfo contra o Sampaio Corrêa, o Tricolor garantiu a taça da Série B pela primeira vez mesmo não vencendo o Oeste na tarde deste sábado. Ao Rubrão, que ainda corria risco de rebaixamento, a preocupação foi superada pela derrota do América-RN diante do Paraná, por 4 a 1, e pela vitória por 1 a 0 no estádio dos Amaros com gol anotado pelo atacante Cristiano.
Antes mesmo do apito final, o JEC já comemorava o título. Aos 48 do segundo tempo, dois antes de terminar o jogo em Itápolis, o confronto da Ponte Preta terminou com empate, o que garantiu a primeira colocação e taça inédita ao time catarinense. Nada podia acabar com a festa do Tricolor catarinense: o banco comemorou tanto, com direito a chutão de bola para cima e expulsão de Everton - não importava, porém, porque o título estava em mãos tricolores.
O troféu pela primeira posição na tabela de classificação coroou a temporada de sucesso na Segundona, marcada por bons números do começo ao fim das 38 rodadas: melhor campanha entre as 20 equipes dentro de casa, defesa menos vazada e maior número de vitórias na competição. O Oete termina em 15º lugar, com 48 pontos.
O jogo
Em busca pelo gol logo nos primeiros minutos de jogo, Joinville e Oeste começaram a partida estudando o território e com poucos lances de perigo em direção à meta dos dois arqueiros. Aos 13 minutos, Vinícius, do Náutico, balançou a rede da Ponte Preta, para delírio da torcida e do vestiário Tricolor. Porém, por cautela, Hemerson Maria deu ordens para que a derrota provisória da Macaca não fosse comunicada aos jogadores em campo.
Apesar de mais equilibrado, e com melhores chances, o Oeste teve maior posse de bola. Xerife na zaga do JEC, Bruno Aguiar quase colocou o time visitante na frente, quando assustou Paes já no fim do primeiro tempo ao ganhar da defesa do Rubrão após cobrança de escanteio. Atento, o goleiro do Oeste fez boa defesa e manteve o marcador sem alteração nos primeiros 45 minutos.
Sem alterações, JEC e Oeste começaram a segunda etapa pressionando, assim como a primeira, procurando o gol para "matar" o jogo e atingir os objetivos traçados ao longo da semana. Cristiano, camisa 9 no Rubrão foi o "sortudo" que conseguiu a façanha de abrir o marcador em um duelo sem muitas oportunidades.
Aos 8 minutos, o atacante aproveitou o cruzamento de Pablo, sem chances para Ivan. Em buscar do empate, Hemerson Maria colocou Fabinho em campo. Rápido e habilidoso, o atacante ajustou o meio-campo e aumentou as chances de perigo do Tricolor. Nos minutos finais, Ivan e Paes foram os responsáveis grandes defesas. De um lado o goleiro do JEC parou o chute forte de Lelê. Do outro, Paes impediu o gol do capitão Marcelo Costa.
O gol de empate da Ponte Preta até assustou o Joinville nos primeiros segundos, mas com o apito final do árbitro e sem mudanças no placar nos Amaros e na Arena Pernambuco, o clube catarinense consagrou-se campeão da Série B pela primeira vez.
Últimas notícias
Ex-chefe da PRF é detido no Paraguai ao tentar viajar com passaporte falso
Primeira-Dama celebra aniversário em ação social histórica com crianças
Lula lamenta morte de Mãe Carmen de Oxaguian
Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
Corpo é encontrado em área de mata no bairro do Feitosa, em Maceió
Após queda de 1,5 metro, mulher é atingida por máquina de lavar e socorrida pelo Samu
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
