Futebol

Segunda fase da Copinha começa nesta terça: confira os jogos

Por 7 Segundos com Globo Esporte 13/01/2015 13h01
Segunda fase da Copinha começa nesta terça: confira os jogos

Ao todo, dos 104 clubes que iniciaram a Copa São Paulo de Juniores, 72 já se despediram do torneio. Restam 32 concorrentes ao título, que nos últimos dois anos foi do Santos e terá um novo dono, pois o Peixe já está eliminado. Na segunda fase, 16 confrontos decidem quem vai para as oitavas de final da competição. Saiba um pouco mais sobre eles:

Goiânia x Linense (terça-feira, 19h, Lins)

O Goiânia do técnico Fabrício Carvalho superou a fase de grupos pelo segundo ano seguido. O time, que tem jogadores que disputaram a segunda divisão estadual entre os profissionais, conseguiu a liderança no Grupo C já na segunda rodada, após bater Náutico e Ponte Preta. O Linense foi o responsável pela maior zebra da Copinha até agora: eliminou o bicampeão Santos ao fazer 2 a 1 na terceira rodada. Em compensação, foi o líder de pior campanha entre os 26 grupos - o único a somar seis pontos. O time também tem atletas já com passagem pelos profissionais, como o goleiro Gustavo, o atacante Gabrielzinho e o lateral Vítor Leite.

Paraná x Grêmio (terça-feira, 21h, São José do Rio Preto)

As duas equipes somaram sete pontos na primeira fase. No Paraná, a aposta é na força defensiva da equipe, que tomou apenas um gol nos três primeiros jogos contra Mirassol, Tanabi e Atlético-ES, além da bola parada do meia-atacante Gabriel Santos, que já marcou um gol de falta no torneio. No Grêmio, as esperanças de gols são os atacantes Luis Felippe, ex-Friburguense, e Nícolas Careca, de apenas 17 anos. Ambos já balançaram a rede no torneio. O volante Arthur, já observado pelo time principal, é outro jogador que chama a atenção.

Cruzeiro x Vasco (quarta-feira, 16h, Taubaté)

Confronto de duas equipes com 100% de aproveitamento e que ainda não sofreram gols na Copinha. No Cruzeiro, a expectativa é pelo bom desempenho do meia Gabriel Louzada, principal articulador de jogadas do time, e do atacante Hugo Ragelli, que já marcou um gol pelos profissionais. No Vasco, as atenções se voltam para o meia Evander, de apenas 16 anos, autor de três gols no jogo contra o Taubaté, e para os volantes Bruno Cosendey e Andrey.

Botafogo x Botafogo-SP (quarta-feira, 16h, Leme)

O Botafogo, que buscou sua classificação de maneira heroica ao vencer o São Carlos por 4 a 3 com um gol no fim, somou sete pontos na primeira fase. O Glorioso aposta na defesa sólida comandada pelo zagueiro Emerson e pelo lateral-direito Erick, além da dupla de ataque formada por Paulo e Vinícius Tanque, este último já com passagem pelo time principal. No xará paulista, o destaque é o centroavante Isaac, artilheiro do time com seis gols e já presença assídua nos profissionais desde a Copa Paulista, em 2014.

Coritiba x Vitória (quarta-feira, 16h, Paulínia)

O Coritiba, que marcou 11 gols na primeira fase e venceu os três jogos, tem vários destaques individuais, como os laterais Rodrigo e Henrique, o volante Julio Cézar e o atacante Douglas, autor do gol da vitória por 1 a 0 contra o Paulínia. No Vitória, que somou sete pontos (venceu Portuguesa e Atibaia e empatou com o Porto), há remanescentes do vice-campeonato da Copa do Brasil Sub-20 de 2014, como os volantes Borges e Flávio, e o meia Gabriel. O time marcou seis gols e sofreu três até o momento.

Bahia x Fluminense (quarta-feira, 19h, Bauru)

O Bahia, primeiro colocado do Grupo E com sete pontos, eliminou o Audax na primeira fase com uma vitória por 2 a 0 e aposta no camisa 10, Endrick, além do centroavante Jacó, que teve rápida passagem pelo próprio Fluminense em 2014. No Tricolor carioca, que tem o melhor ataque da competição com 14 gols, os destaques são o volante Ikaro e o meia Danielzinho, além do centroavante Pedro, autor de três gols na goleada por 9 a 0 sobre o Comercial-PI, apesar de ser reserva.

Ceará x Palmeiras (quarta-feira, 19h, Limeira)

O Ceará, primeiro colocado do Grupo I com sete pontos, mostrou eficiência defensiva, levando apenas um gol em três partidas. No ataque, o destaque é o camisa 7 Robinho, atacante badalado já há algum tempo na base do clube. No Palmeiras, que marcou nove gols, sofreu dois e somou sete pontos no Grupo J, a esperança de gols é o atacante Gabriel Jesus, de apenas 17 anos. E o meio-campo também costuma balançar a rede, com jogadores como o camisa 10 Juninho e o também meia Chistopher, autor de quatro gols na goleada por 6 a 1 contra o Murici-AL.  

Sport   x Ituano (quarta-feira, 19h, Itu)

Vencedor do Grupo K com nove pontos ganhos, o Sport foi econômico nos gols: marcou apenas cinco. O volante Horácio e o atacante Ítalo, que veio do 4 de julho-PI, balançaram a rede duas vezes cada. Na defesa, destaque para Adryelson, zagueiro de apenas 16 anos, convocado para a Seleção sub-17 que disputará o Sul-Americano da categoria em fevereiro. No Ituano, que eliminou o Internacional (um dos favoritos ao título do torneio), quem se sobressaiu na primeira fase foi o atacante Gabriel Braga, autor de cinco gols. O meia Guilherme, autor de quatro assistências, também chama a atenção.

Flamengo x Taboão da Serra (quarta-feira, 21h, Osasco)

Campeão do Grupo Q com nove pontos em três jogos, o Flamengo confia no goleador Douglas Baggio, autor de quatro gols, e no meio-campista Jajá, principal articulador de jogadas do time. O lateral-esquerdo Jorge, que já atuou nos profissionais, também faz um bom torneio. Já o Taboão da Serra, que somou sete pontos e venceu o Grupo R, venceu a Chapecoense por 2 a 0 mesmo jogando com um homem a menos e depois derrotou o Santa Cruz por 3 a 1 com dois gols do camisa 10 Wanderson, destaque da equipe.

Avaí x Atlético-MG (quarta-feira, 21h, São Bernardo do Campo)

O jogo será realizado em um gramado sintético, o que em tese dá vantagem ao Atlético-MG, que atuou neste tipo de campo na primeira fase. O Galo, que venceu seus três jogos, confia no entrosamento da base do time campeão da Copa do Brasil Sub-17, com nomes como os meias Bruno Tabata e Capixaba e o zagueiro Jordan. No Avaí, campeão do Grupo S com sete pontos, destacam-se o atacante Vinícius e o meia Yuri, autores de dois gols cada na campanha.

São Caetano x Inter de Limeira (quinta-feira, 16h, Guarulhos)

O São Caetano, primeiro colocado do Grupo Y, somou os mesmos sete pontos do Atlético-PR, mas ficou com a vaga por ter saldo melhor graças à goleada por 7 a 1 sobre o Palmeira-RN. O centroavante Victor, de apenas 17 anos, marcou quatro gols na partida e é o destaque da equipe. Na Inter de Limeira, segundo colocado do Grupo J também com sete pontos, a sensação é o meia-atacante Talles, de apenas 16 anos, que mostrou um bom repertório de dribles contra o Palmeiras e chamou a atenção de vários clubes grandes na primeira fase.

Goiás x Guarani (quinta-feira, 16h, Comendador Souza)

Líder do Grupo X, o Goiás chega ao mata-mata sem o destaque do jogo da classificação. Carlos Eduardo, autor de três gols na vitória por 4 a 2 sobre o Nacional-SP, está suspenso. O time, vice-campeão da Copinha em 2013, aposta na base semifinalista da Taça BH, que tem o volante Rezende como um dos principais jogadores. O Guarani fez sete pontos no Grupo U (assim como o Criciúma) e foi um dos seis melhores segundos colocados da Copinha. Precisou superar uma virose que atingiu nove jogadores - calor e alimentação foram apontados como causas - às vésperas da partida decisiva. O time chega ao mata-mata depois de cair na primeira fase nos últimos dois anos.

Figueirense x Mirassol (quinta-feira, 16h, Rua Javari)

O Figueirense, campeão da Copinha em 2008, conseguiu a classificação ao ficar na liderança do Grupo Z. Venceu o Santo André, goleou o Tarumã com dois gols do meia João Pedro, um dos destaques do time, e empatou com o Juventus, seu concorrente ao primeiro lugar. O Mirassol ficou com uma das seis vagas de segundo colocado graças a uma campanha no Grupo A com gols importantes no fim: empatou com o Paraná nos acréscimos e bateu o lanterna Tanabi depois que o adversário teve um jogador expulso. Na última rodada, fez 3 a 2 no Atlético-ES. Pedro Neto, com um gol em cada jogo, é o artilheiro do time.

Corinthians x Grêmio Prudente (quinta-feira, 17h30, Barueri)

Campeão Brasileiro Sub-20, o Corinthians venceu seus três jogos na primeira fase contra Guaicurus-MS, Rio Branco-AC e Grêmio Barueri sem dificuldades, e somou nove pontos. Os destaques individuais da equipe são três canhotos: o volante Marciel, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meia-atacante Matheus Cassini. No Grêmio Prudente, segundo colocado do Grupo E com sete pontos, atrás do Bahia, os destaques são o meia Diego Victor, que disputa o torneio pela quarta vez, e o atacante Gustavo, artilheiro do time com três gols.

Criciúma x Lemense (quinta-feira, 17h30, Ilhabela)

O Criciúma atuou sem três jogadores recém-promovidos aos profissionais (Róger Guedes, Barreto e Iago Maidana), o que não impediu a classificação em primeiro lugar do Grupo U. Dos cinco gols marcados pelo time, três foram marcados pelo atacante Andrew, que está suspenso para a partida. O Lemense ficou em segundo lugar no Grupo H por causa do critério disciplinar, já que empatou com o líder Botafogo-SP nos quesitos técnicos. A diferença foi a expulsão de Lucas, da equipe de Leme, logo na primeira rodada. A campanha (sete pontos e seis gols de saldo) foi suficiente para garantir uma das seis vagas para vice-líderes. Robinho e Juninho têm três gols cada.

São Paulo x Atlético-PR (quinta-feira, 21h, São José dos Campos)

Campeão do Grupo V com três vitórias em três jogos, o São Paulo chama a atenção pela qualidade técnica dos volantes Gustavo e Matheus Queiróz. O centroavante João Paulo, autor de três gols na competição, é outro destaque do time, assim como o meia-atacante Luís Araújo. No Atlético-PR, a base é a mesma vice-campeã brasileira sub-20. O meia Bruno Mota e o atacante Cryzan são os principais jogadores da equipe, que se classificou com sete pontos, na segunda posição do Grupo Y.