Futebol

Com festa para Barcelona e novidade nos potes, Uefa sorteia fase de grupos

Por 7 Segundos com Globo Esporte 27/08/2015 11h11
Com festa para Barcelona e novidade nos potes, Uefa sorteia fase de grupos
Liga dos campeões - Foto: Google imagens

Liga dos Campeões 2015/16 começa oficialmente nesta quinta-feira. Após as fases preliminares, a Uefa sorteará os oito grupos em mais uma de suas cerimônias pomposas, no Fórum Grimaldi, em Mônaco. Boa parte do caminho até a decisão de 28 de maio, no San Siro, em Milão, será definida através das bolinhas. 

Não é apenas isso. Haverá uma festa para o Barcelona, atual campeão, que estará presente com uma grande delegação – de dirigentes a jogadores. Lionel Messi e Luis Suárez concorrem pelo prêmio de melhor jogador da Europa ao lado de Cristiano Ronaldo (Real Madrid), enquanto Andrés Iniesta será o representante do título de 2015, junto a Andoni Zubizarreta (1992), Juliano Belletti (2006), Carles Puyol (2009) e Éric Abidal (2011).

Outras premiações da tarde: melhor jogadora feminina e gol - troféu vencido por Messi (vídeo acima) - e defesa mais bonitos da temporada, que foi dada a Ter Stegen. Ele levou a melhor diante de Buffon e Neuer e teve eleita sua defesa diante do Bayern.

A Espanha comemora também a presença inédita de cinco equipes na fase de grupos. A novidade se deu por conta do título do Sevilla na Liga Europa – torneio que agora dá uma vaga na Champions –, além da classificação do Valencia sobre o Monaco no playoff. Real Madrid e Atlético de Madrid garantiram a vaga via Campeonato Espanhol.

O Barcelona, qualificado pelas duas vias, será o único deles como cabeça de chave. A novidade é uma das medidas da Uefa na tentativa de democratizar o torneio. Em vez do coeficiente, o pote 1 foi definido através dos campeões das sete principais ligas da Europa mais o campeão da Champions. Serão eles, além do Barça: Chelsea (Inglaterra), Bayern (Alemanha), Juventus (Itália), PSG (França), Zenit (Rússia) e PSV (Holanda).

A mudança abre a possibilidade de grupos com duas equipes favoritas e até uma terceira ou quarta forças. Respeitando a regra de que times do mesmo país não podem se enfrentar, seria o caso de uma chave com Chelsea, Real Madrid, Roma e Wolfsburg, por exemplo. Ou Barcelona, Manchester United, Lyon e Borussia Mönchengladbach... Ou, num cenário mais leve, PSV, Bayer Leverkusen, Olympiacos e o estreante Astana, do Cazaquistão. O exercício de imaginação vale até o início do sorteio.

Veja os potes abaixo:

Pote 1: Barcelona, Chelsea, Bayern de Munique, Juventus, Benfica, Paris Saint-Germain, Zenit e PSV.

Pote 2: Real Madrid, Atlético de Madrid, Porto, Arsenal, Manchester United, Valencia, Bayer Leverkusen e Manchester City.

Pote 3: Shakhtar, Sevilla, Lyon, Dinamo de Kiev, Olympiacos, CSKA Moscou, Galatasaray e Roma.

Pote 4: BATE Borisov, Borussia Mönchengladbach, Wolfsburg, Dinamo Zagreb, Maccabi Tel Aviv, Gent, Malmö e Astana.