Chicão será candidato a prefeito de Ibateguara
A vida do árbitro de futebol e funcionário público Francisco Carlos Nascimento pode ganhar um novo rumo no próximo ano. Natural de Ibateguara, cidade da Zona da Mata de Alagoas, ele afirma que está disposto a inscrever o nome nas eleições municipais de 2016, mas vai seguir apitando.
- Na condição de presidente municipal do PDT na minha cidade, o nome vem sendo colocado com muita credibilidade ao cargo de prefeito de Ibateguara. Caso a candidatura se concretize, acreditamos ser uma terceira opção nas eleições municipais, algo até então inédito. Temos recebido muito apoio, principalmente dos jovens, e agradeço desde já a confiança e a credibilidade que estão sendo depositadas em mim. Hoje conto com o apoio de cerca de 10 pré-candidatos a vereadores, o que já representa um bom número - revelou o árbitro, que perdeu o escudo da Fifa no ano passado.
Chicão avisou que, caso seja eleito, continuará atuando dentro de campo, com o apito e os cartões. Segundo ele, uma atividade não vai atrapalhar a outra.
- Devo quase tudo à arbitragem. Foi com ela que conquistei os maiores objetivos da minha vida. Quem diria que um cidadão humilde de Ibateguara conseguiria chegar a integrar o quadro da Fifa, algo desejado por milhares de profissionais? Isso é motivo de muito orgulho e satisfação não só pra mim, mas para todos os meus conterrâneos de Ibateguara e do estado de Alagoas. Então, jamais abandonarei a arbitragem. Estou como presidente do Sindafal [Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas], tenho vários projetos a executar perante a categoria e vou dar continuidade a todos eles - garantiu.
Aos 38 anos, Chicão disse que o objetivo é ampliar os serviços sociais que presta na cidade. Ibateguara tem uma população de aproximadamente 16 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2015.
- Saí de Ibateguara aos nove anos e vejo a situação da cidade do mesmo jeito ou até pior. Então, quero muito poder aumentar a minha parcela de contribuição ao povo da minha cidade.
Atualmente tenho uma fundação lá que ajuda a cerca de 800 pessoas, inclusive com uma escolinha de futebol, e não quero parar por aí. A Fundação Chico Ferreira [nome do avô do árbitro] é desenvolvida com a ajuda com alguns amigos, conta com todas as certidões, é devidamente legalizada e pretendo ampliar os serviços oferecidos. É mais um sonho que tenho, e os sonhos existem para serem realizados.
A carreira de árbitro profissional
Formado na arbitragem profissional em 2003, Chicão chegou ao quadro da Fifa em 2012, sendo o primeiro árbitro central alagoano a integrar o quadro especial. Após dois anos na elite da arbitragem mundial, perdeu o escudo em 2014.
Em razão de algumas atuações polêmicas na Série A do Campeonato Brasileiro, não conseguiu renovar o escudo na temporada passada e agora está na categoria ESP-1 da Confederação Brasileira de Futebol. Neste ano, Francisco Carlos comandou até agora quatro partidas da Série A, quatro da Série B, uma da Copa do Brasil e uma da Copa do Nordeste; além das atuações no Campeonato Alagoano.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
