Esportes Brasil

Brasil vai defender um tabu de mais de três décadas contra o Peru

Por Claudio Barbosa 11/06/2016 23h11
Brasil vai defender um tabu de mais de três décadas contra o Peru

A seleção Brasileira nunca teve grandes dificuldades diante do Peru, adversário deste domingo, pela última rodada do grupo B da Copa América. Na história do confronto entre as duas seleções sul-americanas, os brasileiros levam grande vantagem.

Histórico

Em 41 partidas, o Brasil obteve 29 vitórias, empatou nove vezes e só perdeu três. Marcou 88 gols e sofreu 28, com 57 gols positivos de saldo. Os peruanos não ganham do Brasil desde 1985, quando fizeram 1 a 0 em uma partida amistosa. No duelo deste domingo, um empate basta para classificar os canarinhos para as quartas de final.

Maior goleada

A maior goleada do confronto pertence ao Brasil, que aplicou 7 a 0 na Copa América de 1997. A maior vitória peruana foi por 3 a 1, em 1975, em partida válida também pelo torneio continental. A competição foi realizada em Belo Horizonte, e a Seleção foi representada por uma equipe formada por jogadores de clubes mineiros. Na revanche, a vitória por 2 a 0 foi insuficiente para evitar a eliminação do torneio.

Último jogo

Em junho do ano passado, ocorreu o último confronto por uma Copa América. Foi a estreia das duas equipes no torneio sediado pelo Chile. O Peru abriu o marcador logo no começo, com Cueva aproveitando uma falha do sistema defensivo brasileiro. Neymar empatou em seguida, e o jogo se arrastou até os 46 minutos do segundo tempo, quando Douglas Costa garantiu o triunfo canarinho.

A equipe

Na véspera do confronto com o Peru, marcado para as 21h30 (de Brasília) deste domingo, o técnico Dunga prefere esconder a escalação de sua equipe titular. Como tomou dois cartões amarelos, o volante Casemiro é desfalque para a Seleção na última rodada da fase classificatória da Copa América Centenário.

Sem o jogador do Real Madrid, Dunga pode simplesmente promover a entrada do gremista Walace. Outra opção para o confronto com os peruanos é apostar no santista Lucas Lima centralizado, com Elias e Renato Augusto um pouco mais recuados no meio de campo.