Esportes Brasil

Na série A, Vitória e Flamengo farão ação de prevenção ao suicídio

Por Claudio Barbosa 08/09/2016 16h04
Na série A, Vitória e Flamengo farão ação de prevenção ao suicídio

Na noite do próximo sábado (10), no estádio do Barradão, em Salvador, Vitória BA x Flamengo RJ, se enfrentarão a partir das 18h30, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em 10 de setembro, data do jogo,  é realizado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por causa da coincidência da data, os dois clubes planejam ações para reforçar a importância do chamado ‘Setembro Amarelo’.

De acordo com a programação, estão previstas ações de conscientização sobre o tema contando incluisve comos jogadores das duas equipes. Os atletas entrarão em campo com munhequeiras da cor amarela e uma faixa com os dizeres: “#setembroamarelo - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: falar é a melhor solução”.

A ação, inclusive, conta com o apoio do jornalista André Trigueiro. Autor do livro 'Viver é a melhor opção', que aborda exatamente o tema, ele comemorou a iniciativa das equipes. "Quis o destino que esse clássico do futebol brasileiro fosse disputado num dia muito especial, o dia mundial de prevenção ao suicídio. O assunto é pouco falado, mas é considerado caso de saúde pública no Brasil e no mundo. Você sabia que a cada ano cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio? Em pelo menos 90% dos casos o suicídio é prevenível, e a informação certa, na hora certa, pode salvar vidas", declarou.

E completou : "Os jogadores de Vitória e Flamengo entrarão em campo levando a cor do setembro amarelo, a cor da campanha internacional que durante todo esse mês celebra a valorização da vida. E o Barradão dará o seu recado para o Brasil: seja qual for o placar do jogo, viver é a melhor opção" - comentou em entrevista ao site oficial do Vitória. 

O ‘Setembro Amarelo’ é realizado desde setembro de 2014. O objetivo da campanha é alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. Para saber mais, basta acessar o site da campanha.