Esportes Brasil

Começo de temporada, mas 112 técnicos já foram demitidos no Brasil

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 15/03/2017 16h04
Começo de temporada, mas 112 técnicos já foram demitidos no Brasil
Dado Cavalcante - Foto: O Liberal

Nada menos do que 112 treinadores já deixaram seus cargos entre a pré-temporada e estes primeiros meses de temporada de 2017. A maioria foi por demissão mesmo, ainda que haja casos de acordos entre as partes e pedidos de demissão. O número que realmente chama a atenção, no entanto, é que de todos estes, nada menos do que 66 foram demitidos de clubes nordestinos, um índice de 58,92%. 

E, no topo do ranking dos estados onde a profissão de técnico sofre com maior instabilidade, está a Paraíba, onde 12 profissionais já foram substituídos (numa média de um técnico substituído a cada rodada do Campeonato Paraibano de 2017).

Sergipe e Bahia dividem a segunda colocação (10 mudanças de técnicos cada), Ceará aparece na quarta colocação (com nove mudanças), Rio Grande do Norte em quinto (sete mudanças) e Alagoas e Pernambuco dividem a sexta colocação (seis mudanças).

As outras mudanças aconteceram nas três regiões restantes. No Centro-Oeste aconteceram 16 mudanças; no Sudeste, 13; e no Sul, 8. 

O levantamento toma como parâmetro os técnicos de clubes que estão jogando a 1ª divisão dos diferentes campeonatos estaduais Brasil afora. E, talvez por isso, a Região Norte possua tão poucas mudanças. Isto porque, dos sete estados, em apenas três o campeonato começou: Acre (quatro mudanças), Pará (três) e Rondônia (uma mudança).